Avós promotores de bem-estar

Saiba mais sobre a função dos avós como fonte de equilíbrio para os netos. Especialistas apontam estratégias e conselhos que contribuem para uma relação positiva e saudável da nova família.

Os avós são um eixo fundamental na família. A sua missão é promover o apoio afetivo aos filhos e aos netos. Conheça estratégias que contribuem para relações positivas e equilibradas para toda a família, de acordo com os especialistas:

  1. O papel dos avós deve ser de suporte, enquanto os pais são as figuras principais e os decisores no percurso e na educação dos filhos.
  2. Os avós estão lá para brincar, para ouvir as histórias dos netos e para contarem as suas próprias histórias e das respetivas famílias.
  3. Os avós devem ser chamados a participar na família, colaborando com os filhos e com os netos na transmissão dos valores.
  4. Os avós podem assumir um papel do tipo consultor e orientador quando são solicitados.
  5. Os avós podem dar o seu apoio ao nível material, financeiro, ou na guarda das crianças, até mesmo para que os casais possam fazer coisas juntos de vez em quando.
  6. Por fim, o equilíbrio depende do diálogo e da partilha de emoções entre toda a família.

Fontes consultadas: Daniel Sampaio, Psiquiatra, Manuel Coutinho, Psicólogo Clínico, Marta Figueiredo, Enfermeira em Saúde Materna e Obstétrica, e Isabel Carvalho, Enfermeira em Saúde Materna e Obstetrícia

Texto de: Lia Pereira

Com edição de: Ana Margarida Marques

Siga este e outros temas sobre educação, saúde e cuidados ao bebé no Facebook O Nosso Bebé.

artigo do parceiro:

Comentários