Definir limites

Os bebés precisam de disciplina?

Claro que sim. Poderá já ter notado que o seu bebé “testa” cada vez mais o que pode fazer e como as coisas funcionam.
Esta é a forma de os bebés mais crescidos e os que começam a andar aprenderem acerca do mundo que os rodeia. Compete-lhe a si definir alguns limites relativamente à sua exploração, a fim de manter o bebé dentro dos limites do aceitável e do seguro.
No entanto, é aconselhável não exagerar com as regras. Uma das formas de diminuir o número de limites que precisa de definir é dar menos oportunidades ao bebé de se colocar em perigo.
Adapte a casa ao bebé (e mais tarde ao bebé que caminha) de modo a torná-la num ambiente livre para brincar, em vez de um lugar cheio de proibições.
Se deixar de dizer “não" constantemente, o bebé poderá ficar dessensibilizado à palavra e começar a ignorá-la também. Utilize uma linguagem simples quando comunica uma regra: "Quente." "Perigoso."
Faça com que o seu tom de voz, firme, mas não assustador, ajude a transmitir a mensagem. Sempre que possível, esforce-se por redireccionar a sua atenção para algo mais aceitável.
Prepare-se para ter de repetir várias vezes o mesmo processo até que o bebé pare de testar um limite específico. Os bebés aprendem através da repetição e da prática. As mães sobrevivem a isto através da paciência. Recomendamos que veja também: O seu bebé tem 11 meses, Terceira semana
Porque é que o meu bebé anda em bicos de pés?
O desmame do leite materno
Como fazer o desmame
Mudar fraldas
Dicas essenciais para a ligação entre o pai e o bebé
Técnicas de descontracção para pais

artigo do parceiro:

Comentários