Como parar os soluços nos bebés

Os soluços são muito frequentes em bebés, aliás ainda na barriga da mãe já é muito comum os bebés terem soluços. Saiba como os controlar.

Ao contrário do que imaginamos, o bebé não sente incómodo nem dor quando está com soluços. O soluço normalmente aparece pela imaturidade do sistema nervoso que não controla adequadamente o músculo diafragma (músculo envolvido na respiração, que separa o tórax do abdomén). São tão comuns que atingem cerca de 80% dos bebés e desaparecem muito rapidamente sem precisar de qualquer tratamento. Além de mais os soluços tendem a melhorar até aos seis meses de idade.

Qualquer coisa que irrite o diafragma faz com que esse músculo entre em espasmo repetitivo (contração súbita e involuntária) ocorrendo o soluço. O ruído decorre do fechamento inesperado da glote na inspiração e faz com que com que as pregas vocais vibrem. A glote nada mais é que o músculo encontrado na garganta, que fica aberto quando respiramos e se fecha quando comemos. As causas da irritação do diafragma podem ser a ingestão excessiva de alimento (distensão abdominal), a alimentação rápida onde o bebé pode engolir ar e mudanças de temperatura.

Para parar o soluço em bebés deve-se colocar o bebé a mamar porque assim o estímulo da sucção bloqueia o reflexo do soluço, que ocorre devido ao diafragma do bebé ainda não se encontrar completamente desenvolvido. Caso o bebé tenha mamado há pouco tempo, o que se pode fazer é manter o bebé de pé para que ele possa arrotar, pois os soluços em bebés também podem acontecer quando o bebé comeu demais ou engoliu muito ar durante a mamada. Além disso, o soluço do bebé pode acontecer quando ele está com frio e, por isso, nestes casos deve-se manter o bebé corretamente agasalhado para evitar o frio e parar com os soluços.

Geralmente com estas medidas, o soluço em bebés desaparece sozinho e não necessita ser tratado, uma vez que não traz nenhum risco para a saúde, sendo apenas um pouco desconfortável. Outras formas caseiras de parar os soluços, como sacudir ou assustar o bebé, devem ser evitadas porque podem magoar ou o bebé e não surtem qualquer efeito a não ser uma bela dose de choro.

E quando sente os soluços quando ele ainda está na barriga? O soluço do bebé dentro da barriga pode acontecer porque ele ainda está a aprender a respirar. Desta forma, durante a gravidez o soluço no bebé no útero pode ser sentido pela grávida ou surgir durante as ecografias. Mais uma vez não há nada que possa fazer: eles irão parar naturalmente e não se assuste se sentir soluços várias vezes ao dia.

No entanto deve estar atenta ao excesso de soluços: é recomendado consultar o pediatra quando o bebé apresenta soluços muito frequentes que o impedem de comer ou dormir, uma vez que pode ser sintoma de refluxo gastroesofágico, que ocorre quando o alimento volta do estômago para a boca.

Saiba mais: Qual a forma mais tranquila de parar de amamentar?

Leia também: Porque o meu bebé chora tanto à noite?

artigo do parceiro:

Comentários