Apresentar uma nova ama

Alguns bebés ficam imediatamente à vontade com qualquer novo rosto.

Outros, quer estejam a passar por uma fase de ansiedade com estranhos ou não, poderão sentir-se confortáveis apenas com um grupo de familiares e amigos restrito. Contudo, terá inevitavelmente de introduzir na vida do bebé novas pessoas para tomarem conta dele. Como fazê-lo?

Controle os seus próprios sentimentos
Demonstre o seu apreço pela nova ama. O bebé conseguirá entender os seus sentimentos e sentir-se-á também mais confiante. Do mesmo modo, se se mostrar nervosa ou triste por partir, o bebé reagirá de igual modo.

Pratique primeiro
Se possível, organize uma visita prévia da pessoa responsável por tomar conta do bebé, para que este a possa conhecer primeiro. Peça-lhe que se aproxime do bebé lenta e calmamente.

Assim que o bebé e a ama se começarem a familiarizar um com ou outro, tente afastar-se deles. Se o bebé lhe parecer satisfeito, saia da sala durante alguns momentos e volte. Prolongue gradualmente a duração das suas saídas.

Familiarize a ama com o ritmo do bebé
Certifique-se de explica à ama as rotinas específicas do bebé, os brinquedos favoritos, os objectos de conforto, por exemplo, a fralda ou o urso de peluche. De igual modo, indique-lhe quais as suas preferências alimentares. De um modo geral, forneça o máximo de informações que conseguir para facilitar o trabalho de acompanhamento.

Desenvolva uma rotina de despedida curta e afectuosa
Não saia às escondidas — é importante despedir-se para o bom desenvolvimento emocional da criança. Não espere que o bebé pare de gritar para sair de vez. Em vez disso, despeça-se de uma vez e saia.

Depois de sair, não volte repetidamente para verificar se está tudo bem com o bebé. Dê-lhe a oportunidade de se habituar a estar com a ama. Mesmo que esteja a chorar quando passar a porta, provavelmente irá parar pouco depois e adaptar-se à sua nova amiga.

Recomendamos que veja também:

O seu bebé tem 10 meses, Primeira semana
As convulsões febris são perigosas?
A amamentação muda à medida que o meu bebé cresce
O bebé e as rotinas do sono
Dez formas de acalmar um bebé
Com que frequencia devo dar banho ao bebé

artigo do parceiro:

Comentários