Quando um bebé está com dores e não para de chorar,o melhor é recorrer à mesinha caseira das massagens. Tal como acontece aos adultos, as massagens ajudam a relaxar, a eliminar o stress e a deixar o corpo mais confortável.
Veja as nossas sugestões de massagens que pode seguir para tentar aliviar as dores do seu bebé:

Cólicas: As cólicas são muito comuns a partir da segunda semana de vida dos bebés devido à imaturidade do intestino. Para aliviar as incómodas e desconfortáveis cólicas o melhor são as massagens com pressão e em movimentos circulares na barriga. Pode deitá-lo numa superfície confortável ou apoiar o bebé com a cabeça para cima sobre um dos seus braços, apoiando as costas, o tronco e a cabeça do bebé e  com a mão que está livre massajar a barriga do bebé.

Prisão de ventre: Não existem propriamente regras no que diz respeito à frequência das necessidades de um bebé, cada um terá o seu ritmo. É necessário é ter em atenção se houver alterações de ritmo, de aspeto (cor e forma), ou se notar que o bebé está desconfortável. Nestes casos o mais provável é que o bebé esteja com uma obstipação.

Para aliviar o bebé, deite-o de barriga para cima, levante as pernas e dobre-as sobre a barriga, repetindo este movimento de dobrar e esticar as pernas várias vezes. Pode também simular o andar de bicicleta. Estes movimentos ajudam a movimentar os intestinos e a eliminar os gazes.

Relaxamento: Uma massagem diária de cinco ou dez minutos pode ser muito benéfica para o seu bebé. Para ele dormir mais relaxado e calmo utilize óleos com aromas relaxantes. Antes de começar a massagem prepare o momento e tenha tudo à mão, aqueça as mãos esfregando-as e depois faça movimentos delicados sobre a barriga, pernas, pés, braços e costas do bebé.
Estas massagens são muito benéficas para criar uma ligação e estreitar laços entre os pais e o bebé. Crie um rotina de massagens diária, após o banho por exemplo, para promover o contacto, a comunicação e para criar um vínculo afetivo com o bebé.