7 Estratégias para lidar com a febre do bebé

Siga os conselhos para dar resposta à dor causada pela febre. Saiba em que situações deve contactar imediatamente o médico no caso de febre no recém-nascido ou criança com idade inferior a 3 meses.

O aumento da temperatura corporal no bebé é um sinal de alerta para os pais que devem manter-se vigilantes quanto ao seu estado de saúde.

Existem estratégias farmacológicas e não farmacológicas para dar resposta à dor causada pela febre, como explica Ivete Monteiro, enfermeira especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, da Ordem dos Enfermeiros, que na VII edição da Conferência "Cuidar de Nós, Cuidar o Nosso Bebé" alertou que "não há fórmulas mágicas", mas que os pais tornam-se "especialistas" em ajudar os filhos a superar a dor e a encontrar o seu bem-estar.

Siga as recomendações da especialista para aliviar o mal-estar da febre:

  1. Gerir o ambiente
  2. Mantenha a criança com pouca roupa
  3. Avalie a temperatura
  4. Avalie outros sinais vitais
  5. Aplique compressas de água morna
  6. Avalie a hidratação
  7. Recorra à medicação de acordo com orientação profissional

“Perante sinais que identificam pele quente ao toque, faces rosadas, avaliação da temperatura, irritabilidade/prostração, em associação a outros sinais, os pais do recém-nascido ou criança com idade inferior a 3 meses devem contactar imediatamente o médico”, avança a enfermeira especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, da Ordem dos Enfermeiros.

Texto: Ana Margarida Marques

Siga este e outros temas sobre educação, saúde e cuidados ao bebé no Facebook O Nosso Bebé

artigo do parceiro:

Comentários