Apesar de ser um período difícil e intenso,é sem dúvida muito mais maravilhoso e para que não perca nenhum destes momentos, vamos dar-lhe 10 conselhos para aproveitar da melhor maneira todos os minutos com o seu pequenino.

  1. Mudanças de humor

O fato de agarrar pela primeira vez o seu bebé é sem dúvida uma sensação avassaladora e por isso é normal que existam muitos sentimentos de alegria, medos e também imensas hormonas em ação. É então normal, que possa sofrer alterações de humor, que podem passar por momentos de tristeza, ansiedade ou irratibilidade, a estas alterações são chamadas "baby-blues". São caracterizadas pela mudança brusca das hormonas no seu interior e podem acontecer entre dois a cinco dias após o parto. Estudos indicam que 80 por cento das mulheres que passam por esta situação, não se encontram ligadas à depressão pós-parto, apenas podeser considerado esse fator se continuar assim por várias semanas, se não é perfeitamente normal que sinta um turbilhão de emoções.

  1. Use couve no sutien

Quando o bebé nasce, os seus seios começam logo a produzir o colostro que vai servir para amamentá-lo durante os dois primeiros dias. Este é composto por um líquido amarelado e grosso que contém os nutrientes de que o bebé precisa nesta primeira fase da sua vida. Passados estes dois dias surge então o leite no seu estado normal e este surgimento pode ser um pouco incómodo para a mãe e por isso é normal que só se sinta mais confortável quando estiver a dar de mamar. No tempo em que não der de mamar pode aliviar a tensão, utilizando compressas humedecidas em água quente ou, por outro lado, tomar um duche com água morna e aproveitar para "pentear" o peito com os dedos no sentido do braço para o mamilo, isso vai fazer com que o leite comece a fluir. Tirando estas duas opções, tem ainda várias, como comprar discos de gel que são próprios para usar tanto para fazer frio como para fazer calor. O frio faz com que a tensão acalme e ajuda a reduzir o inchaço, proporcionando uma sensação de alívio, no caso do quente, este faz com que o leite saia, e ajuda o peito a ficar mais mole e menos dorido. Neste caso pode usar o que preferir e o que a fizer sentir-se melhor. Outro dos truques que pode achar estranho mas que resulta é o uso de folhas de couve dentro do sutien. Deve colocá-las no frio antes de as utilizar, e ao serem colocadas no sutiã, adaptam-se perfeitamente à forma do peito e ajudam a refrescar. Lembre-se ainda que esta fase pode durar poucos dias, até porque depois a produção do leite começa a regularizar-se e volta tudo a ficar mais calmo.

  1. Não tenha horários na amamentação

Para que e amamentação decorra sem nenhum tipo de problemas é necessário que a aderência do bebé ao peito seja boa, assim na hora em que tiver de dar de mamar não precisa de ter horários. Esqueça quem disse que se deve dar de mamar de tres em tres horas, isso já se encontra superado, até porque dentro da sua barriga o bebé comia só quando lhe apetecia, demorando o tempo que fosse preciso, por isso não queira que agora ele consigo respeitar o horário que lhe quer impor. Por isso sempre que o seu bebé chorar, experimente dar-lhe de mamar, não só porque ele precisa de se alimentar mas também é uma maneira de ele se sentir mais confortável e em contato consigo, até porque, o fato de sentir-se bem e tranquila faz com que seja produzida mais ocitocina, que é denominada de hormona do amor. Se por alguma razão achar que a amamentação não está a correr da maneira esperada, procure ajuda.

  1. Cuidado com os lóquios

No momento a seguir ao parto, o útero inicia a sua recuperação e por isso precisa de deitar fora as células de sangue, tecidos e mucos que eram precisos para o crescimento do bebé. Estes são expelidos vela vagina, o que dá origem às perdas de sague contínuas, que podem durar entre três a quatro semanas e aos quais são denominados de lóquios. Nos primeiros dias, pode vir a ser mais confortável e prático usar fraldas de adulto em vez dos pensos higiénicos, até porque o fluxo é bastante maior. Lembre-se que nesta fase não deve usar tampões, pois é necessário limpar o útero e estes acabam sempre por reter algum sangue. Deve ainda ter em conta, que os lóquios vão mudando de cor, numa primeira fase apresentam-se vermelhos, de seguida rosados e já no fim surgem com um amarelo esbranquiçado. Não se esqueça de ter sempre atenção ao cheiro destes, até porque se notar um cheiro muito intenso convém falar com o seu médico, pois pode estar com uma infeção proveniente de restos da placenta que ainda se encontram no seu útero.

  1. Não encolha a barriga, pelo menos para já

Após o parto é normal que a sua barriga fique praticamente na mesma, sim isso mesmo, pois o útero aumentou por volta de dez vezes mais do que o que era e como é óbvio, torna-se difícil fazê-lo voltar logo ao normal. Quando começar a dar de mamar, principalmente nas primeiras vezes, irá sentir algumas dores no abdómen um pouco semelhantes às contrações do parto, mas sem a parte tão dolorosa, isto indica que o músculo está a começar a contrair-se. A estas dores costumam denominar-se de "dores tortas" e acontecem durante a amamentação, quando se dá a libertação de ocitocina que faz com que o útero se contraia. Não existe muito o que se possa fazer para parar estas dores, apenas pode mudar de posição para tentar sentir-se mais confortável. Nos primeiros dias não deve utilizar cintas, até porque estas empurram o conteúdo abdominal para baixo, o que pode fazer com que a localização dos seus orgãos fique comprometida.

  1. Cuide do seu períneo

Se por acaso houve episiotomia ou laceração no períneo depois do parto é bastante normal que não consiga sentar-se ou até mesmo andar, o que pode vir a dificultar em muito a tarefa de cuidar do seu bebé. Nestes casos, deve colocar gelo, podendo até mesmo, encher um preservativo com água e colocá-lo no congelador, assim pode utilizá-lo dentro das cuecas de forma a aliviá-la. Este vai fazer com que ajude a desinflamar e também a cicatrizar, no caso da lavagem deve fazê-lo com água morna e secar com uma toalha sem esfregar. Assim que as dores passarem, deve começar a exercitar o seu períneo com os exercícios de kegel, estes servem para ajudar os músculos a voltar ao lugar, fazendo com que a sua vagina fique fortalecida de modo a evitar a incontinência urinária.

  1. Beba água

Não existe qualquer tipo de alimentos proibidos durante o pósparto ou enquanto estiver a amamentar, apenas basta fazer uma dieta variada e saudável, esquecendo os mitos alimentares durante esta fase da sua vida. Geralmente, quanto mais variada for a sua alimentação, melhor saberá o leite ao seu bebé, pois assim, acaba por estimular o paladar. Como é óbvio deve apenas evitar o álcool, o tabaco e os medicamentos, pois podem vir a prejudicar o seu bebé. Deve então, beber muita água por dois motivos, o primeiro porque dar de mamar provoca sede e o segundo porque ajuda a eliminar os fluidos que se encontram acumulado no seu corpo devido à gravidez.

  1. Peça ajuda

É normal que as visitas apareçam cheias de boas intenções, mas também sabemos que se forem demasiadas só acabam por atrapalhar e cansar. Por isso se vierem mesmo dispostas a ajudar, porque não pedir para lhe fazerem algo para lanchar, ou simplesmente olhar pelo bebé enquanto toma banho ou estende a roupa. Os amigos são para as ocasiões e como é óbvio estas também servem perfeitamente, por isso não tenha receio em pedir ajuda e assim conseguir ter um tempinho só para si. Se não se sentir bem com a confusão que se possa instalar em sua casa, pode pedir ao pai para tentar por um pouco de ordem nas visitas, bem como, convidá-las a sair de achar que está na altura de estarem sozinhos.

  1. Durma com o bebé

Deve tentar descansar o máximo possível que conseguir, até porque dia após dia, o seu bebé vai acabar por exigir cada vez mais de si e vai sentir que não consegue estar à altura. Tendo isso em conta, aproveite os momentos em que o seu bebé dormir para juntar-se a ele, mesmo que tenha coisas para arrumar simplifique ao máximo, pois o essencial neste momento é cuidar do seu filho e isso implica cuidar de si também. E lembre-se são só vantagens, porque além de promover a amamentação e de tranquiliza o bebé, vai fazer com que se produza mais ocitocina.

  1. Apaixone-se pelo seu bebé

Sabemos que as expetativas para conhecer o bebé são grandes e por isso é frequente que durante a gravidez imagine como será o seu filho e sinta aquele "bum" no peito, mas nem todas as mães e filhos se entendem ao primeiro olhar. Isto pode acontecer devido a sentimentos de frustração ou por o parto ter sido extremamente difícil e mesmo nos casos em que tudo corre bem podemos assistir por vezes a uma ligação um pouco demorada, por isso não se assuste e não se sinta mal consigo. O amor é um processo que precisa de ser construído e para isso deve permanecer o máximo de tempo com o seu bebé, seja a pegar-lhe ao colo, ao sentir o seu cheiro, ao olhá-lo nos olhos, entre outras coisas que vão permitir-lhe criar uma relação especial com o seu filho. E lembre-se é um amor que bem construído, durará eternamente.