Vida de Amália em filme

O primeiro filme ficcionado sobre a vida de Amália Rodrigues já começou a ser filmado em Lisboa.

O filme "Amália", uma biografia ficcionada sobre Amália Rodrigues, começou a ser rodado esta segunda-feira na Estufa Fria em Lisboa. Segundo o produtor, Manuel da Fonseca, a obra irá revelar uma "figura contagiante, entre o lado luminoso e a atracção pelas sombras", que emocionará os espectadores.

"Não é um filme sensacionalista. O nosso projecto é de qualidade e referência, destina-se a todo o público e pretende reforçar o mito, a figura mítica que a Amália representa", disse Manuel da Fonseca, da Valentim de Carvalho Filmes, em conferência de imprensa.

A actriz Sandra Barata Belo encarnará a figura de Amália Rodrigues, no topo de um elenco de 45 actores, entre os quais Carla Chambel, no papel de Celeste Rodrigues, Leonor Seixas, Betinha, outra das irmãs de Amália, e António Pedro Cerdeira, que interpreta a figura do banqueiro Ricardo Espírito Santo.

Ana Padrão (mãe de Amália), Ricardo Carriço (César Seabra, o último marido de Amália), João Didelet (José Carlos Ary dos Santos), Ricardo Pereira e Susana Mendes são outros nomes do elenco.

A primeira filmagem foi a do momento em que Amália conhece Ricardo Espírito Santo. A rodagem prossegue nos próximos dois meses em Portugal, sobretudo em Lisboa, e com parte das gravações a decorrerem em estúdio, onde serão recriados, por exemplo, o Olympia, em Paris, cenas no Brasil, Nova Iorque e Japão.

O filme decorrerá entre 1954 e 1984, período em que a fadista pisou o maior número de palcos internacionais e altura em que terá tentado suicidar-se.

"Usamos liberdades temporais e, sendo uma construção dramatúrgica, interpretamos a vida da Amália, respeitando todo o seu caminho", disse o autor do filme, Pedro Marta Santos, que recorreu a dezenas de entrevistas, gravações, filmes, recortes de imprensa e depoimentos de cerca de 20 pessoas, incluindo a família da fadista.

Apresentado como "Amália, a voz do povo", o filme tem um orçamento de cerca de três milhões de euros, estreará nos cinemas por altura do Natal e deverá ser exibido em Outubro de 2009 na RTP, em formato de minisérie com quatro telefilmes, por ocasião dos dez anos da morte da fadista.

artigo do parceiro: Top Fama

Comentários