O vestido vintage da Dior que Natalie Portman usou na última edição dos Óscares da Academia de Hollywood foi vendido em leilão por 50 mil dólares a um coleccionador britânico de roupa.

O vestido vermelho com bolinhas pretas que a atriz exibiu na passadeira vermelha e que vemos na foto desta página foi criado em 1954 pelo próprio Christian Dior e emprestado a Natalie pela Rare Vintage.

Além de ter sido usado pela atriz na grande gala do cinema, o que aumentou imediatamente o seu valor de mercado, o vestido marcou uma época muito importante na moda.

Christian Dior, que morreu em 1957, ficou famoso por ter inventado em 1947 o estilo que ficou conhecido como “New Look”, de que o vestido usado por Natalie Portman é um dos melhores exemplos.

O “New Look” distinguia-se pelas cinturas minúsculas, espartilhadas e saias rodadas e exigia muito maiores quantidades de tecido do que o habitual para um vestido, uma ideia muito radical e dispendiosa numa época de vacas magras, logo a seguir à II Guerra Mundial.

Estrelas como a atriz Rita Hayworth e a bailarina Margot Fonteyn adoptaram o novo estilo do famoso costureiro e transformaram-no num sucesso, que acabaria por se tornar intemporal.