Quando era miúda, o sonho de Vanessa Fernandes era vir a ser uma campeã como Rosa Mota ou Fernanda Ribeiro. Ontem, aos 22 anos de idade, recebeu das mãos dos campeões olímpicos Carlos Lopes e Rosa Mota o Prémio Personalidade do Ano 2007 atribuído pela associação dos jornalistas estrangeiros acreditados em Portugal.

A jovem atleta, considerada um fenómeno mundial na modalidade do triatlo, é a primeira grande esperança portuguesa para a conquista de uma medalha olímpica nos Jogos de Pequim/2008. É o troféu que lhe falta, depois de ter ganho tudo o que havia para ganhar nas mais diversas provas internacionais, e ela não esconde que esse é o seu objectivo principal para este ano: "Sim, quero trazer uma medalha para Portugal", disse ela ontem.

A cerimónia de entrega do Prémio, durante um jantar no Casino Estoril, foi bonita e, até, emocionante. Depois de ter recebido o troféu, Vanessa fez um discurso muito sentido: "Quando era criança, via na televisão as vitórias de Fernanda Ribeiro e sonhava que, um dia, poderia ser campeã. Hoje, poucos anos depois, aqui estou eu, no Estoril, a receber este prémio das mãos dos campeões olímpicos da maratona Carlos Lopes e Rosa Mota. Parece impossível!"

A seguir, pés assentes na terra, Vanessa mandou um recado aos governantes nacionais: "Os dirigentes não podem ficar sentados à espera de medalhas, sem criarem condições para que os atletas possam chegar às vitórias. Portugal tem todas as condições naturais para ter mais campeões."