Vanessa Martins, 28 anos, decidiu pôr mãos à obra e criou o site “Frederica.pt”, uma página na internet onde mostra o seu dia-a-dia e dá conselhos de moda e lifestyle. Um mês depois do lançamento, a atriz revela toda a sua satisfação ao Sapo Mulher.

Como está a correr o seu site?

Nunca pensei que o “Frederica.pt” viesse a ter tanto sucesso logo no primeiro mês. Está a ser giríssimo! Estou quase completamente dedicada ao site, embora, em paralelo, continue a fazer moda e publicidade.

Como “alimenta” o site?

É um espaço de lifestyle e ponho lá tudo aquilo de que gosto: viagens, roupa, comida saudável, desporto…

Escolheu o nome “Frederica” porquê?

Associo muito os nomes às pessoas e “Frederica” está associado a uma pessoa que conheci quando vivi em Itália. Era a coordenadora do meu curso, que me trazia sensações muito boas. Era uma mulher bonita, fora dos padrões normais, cheia de energia, que coordenava um departamento inteiro. Na altura pensei logo que quando tivesse uma filha iria chamá-la Frederica. Como ainda não sei quando vou ter filhos, despachei já o assunto com este meu projeto.

Como surgiu a ideia do site?

Se soubesse que ia correr tão bem já o teria lançado há mais tempo, porque já o tinha na gaveta. Comecei a trabalhar no projeto a meio de setembro, numa altura em que já estava cansada de ter 28 anos e de não conseguir nada fixo. Então resolvi criar o meu próprio posto de trabalho. Neste site consigo gravar, produzir, fotografar e sou sempre eu que dou a cara pelo projeto. Acabo por aplicar na prática tudo o que aprendi em termos profissionais e todas as minhas mais valias.

Está sozinha neste projeto?

Não, tenho uma equipa a trabalhar comigo. Tenho um fotógrafo, a Samanta, que faz as receitas porque eu não sei cozinhar, tenho a gestora do projeto, que é a Érica Antunes, e trabalho com a PT.

Dá para viver do “Frederica.pt”?

Sim, a 100 por cento. O online neste momento é tudo, felizmente ou infelizmente. Hoje, por exemplo, se tivermos uma loja, acabamos por ter muitas despesas. No online os custos são sempre mais reduzidos, conseguimos abranger o mundo inteiro e ultrapassamos tudo o que é físico.

O que mais a surpreendeu neste primeiro mês de projeto?

A quantidade de pessoas que procuraram o “Frederica.pt”. Nunca pensei!

Que matérias são mais pesquisadas no seu site?

Um pouco de tudo. Mas surpreendeu-me, por exemplo, um post em que falei sobre sobrancelhas e teve milhares de visualizações. As receitas também têm imensa saída, os temas de desporto também… depende. E como o site é versátil, atrai muitos gostos.

De onde vêm os públicos procuram o “Frederica.pt”?

De todo o mundo. A maioria é de Portugal mas temos pessoas da Austrália, Estados Unidos, imensa gente do Brasil e do Canadá. O site também pode ser traduzido e qualquer pessoa no mundo pode navegar nele. Também nos chegam muitas visualizações através da nossa página no Facebook.

O site pretende ir até onde?

Neste momento, estamos a 30 por cento do objetivo que pretendemos, porque é um projeto ainda muito recente. Mas temos imensas ideias para o desenvolver.

Entretanto, a Vanessa pôs a representação de lado?

Não, porque dá para conjugar tudo. O que vier será bem-vindo, desde que seja um projeto em que acredite.