Grandes comerciantes dos cinco continentes preparam-se para entrar na luta pela compra de um fantástico diamante de 72,22 quilates que a casa Sotheby´s vai leiloar em Hong Kong, no próximo mês de Abril.

"É uma pedra praticamente perfeita e excepcional", disse Quek Chin Yeow, responsável pelo departamento de joalharia da Sotheby´s. Pelo seu tamanho, pureza e cor, calcula-se que o diamante deverá ser arrematado por uma soma nunca inferior a 8 milhões de euros.

O diamante, catalogado com a cor D, reservada para as pedras mais puras, completamente incolores, destaca-se também pelo corte escrupuloso, claridade, simetria e brilho. Será o maior do seu tipo jamais levado a um leilão na Ásia e ainda não tem nome, porque poderá ser baptizado pela pessoa que o comprar.

Como extra, a Sotheby´s põe-se à disposição da pessoa que adquirir o precioso diamante para ajudar no desenho de um colar à altura de pedra tão rara.

Os leiloeiros acreditam que vai haver licitações por parte de potenciais compradores do Médio Oriente, Rússia, Índia e Estados Unidos, entre outros. Já em Outubro passado, a Sotheby´s bateu um recorde mundial ao vender um anel com um raro diamante azul de 6,04 quilates por 5,68 milhões de euros. De qualquer modo, o diamante mais caro alguma vez vendido em leilão foi um de 100,1 quilates, que rendeu 10,7 milhões de euros, em Genebra, em 1995.