Vítor Fonseca, ou Cifrão, como é mais conhecido, torna o sonho realidade e lança companhia de dança online. No dia da apresentação, o artista falou com o Fama ao Minuto e explicou a razão que o levou a criar este espaço.

'Online Dance Company Powered by Millennium BCP' é o nome do seu novo projeto, que vai "dar asas aos melhores bailarinos que o nosso país tem para poderem mostrar o seu trabalho além das fronteiras a que estão habituados". Não vão estar em cima de um palco a atuar para uma plateia, mas sim online para milhões de pessoas.

O artista acredita que "um bailarino tem o poder de fazer toda a gente sentir sensações únicas só com o corpo, com um movimento. Sem uma única palavra uma pessoa pode ficar arrepiada". Além disso, este projeto vai mostrar todos os melhores talentos portugueses. Não os há "só no futebol" mas também "na dança".

Todos os meses será lançado um vídeo de vários estilos de dança com protagonistas diferentes, solistas, pares ou grupos, com o objetivo de "elevar a dança a um patamar de arte maior". "Mostrar que é possível viver da dança, inspirar crianças que começam agora a dançar ou vêm estes bailarinos incríveis e queiram ser como eles".

"Dá muito trabalho, é das artes que mais trabalho dá, mas é muito gratificante porque é com o teu corpo, é com o teu instrumento", acrescentou.

Esta "orquestra" dirigida por Cifrão "tem os melhores músicos que existem neste país". "Melhor companhia de dança não poderia ter tido porque escolhi-os a dedo", afirmou.

Um dos objetivos é levar a dança ao "maior número de pessoas" para tornar os bailarinos em "estrelas de amanhã que vão encher o Meo Arena, o Coliseu", que hoje em dia é difícil de acontecer. São poucos os bailarinos portugueses que conseguem encher uma sala de espetáculos, por isso, o artista quer "fazer com que isso cresça".

Cifrão diz ter três amores: Dança, representação e a música. No entanto, não consegue escolher só um deles. "E é como escolheres um filho. Não se consegue escolher qual deles gosta mais, e eu gosto das três artes".

Há fases da vida em que prefere fazer dança e outras em que opta pela música ou representação. Neste momento, a dança é o foco, e quer "deixar um marco, fazer o que conseguir para dar exposição aos nossos bailarinos e elevar a dança a um patamar nunca elevado em Portugal".

Várias caras conhecidas não faltaram ao lançamento deste novo projeto do artista, que decorreu esta terça-feira, dia 10, no Teatro Thalia, em Lisboa.

Veja as imagens acima e descubra quem esteve presente!