Tony Carreira acusado de plágio

Tony Carreira acusado de plágio O cantor pode ter parte da sua fortuna em risco, mas afirma-se "tranquilo".

O cantor mais popular de Portugal é acusado de ter copiado músicas internacionais sem autorização e sem ter pago quaisquer direitos de autor.

Desde Maio, um blog na internet,

overdadeirotony.blogspot.com, tem lançado acusações de plágio a Tony Carreira, usando como prova os originais que o cantor terá supostamente copiado. "O verdadeiro Tony é aquele que gama sem pedir autorização e que espera que ninguém repare ou nem dê por nada", lança o site.

No centro da polémica estão quatro canções - "Leva-me ao Céu", "Ai Destino", "Esta Falta de Ti" e "Depois de Ti" - que estão distribuídas pela discografia de Tony e que supostamente corresponderiam a versões de The Tremeloes, Enrico Macias, Natasha St Pierre e Pierre Bachelet, respectivamente.

A autoria dessas músicas na versão portuguesa aparece creditada ao próprio Tony Carreira e também a Ricardo Landum. Este último é produtor e compositor de Tony há mais de 20 anos.

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) confirmou ter conhecimento do assunto, mas ninguém está a trabalhar no caso. Segundo o vice-presidente, José Jorge Letria, para que tal aconteça é necessário que haja uma queixa formal de um cooperante ou sócio. "Nessa altura é que fazemos uma análise comparativa e pedimos a especialistas uma peritagem técnica", referiu ele ao "Correio da Manhã". No caso, de haver plágio, a SPA, "que não é um tribunal, tentará dirimir o conflito", acrescentou.

As acusações de plágio surgem numa altura em que Tony Carreira inicia uma nova fase na sua carreira. No mesmo mês em que o blog foi lançado, o cantor trocou a editora Espacial pela Farol, assinando um contrato milionário. O primeiro disco com a nova etiqueta será lançado até ao fim do ano.

Caso o assunto vá para a frente, Tony Carreira e Ricardo Landum poderão vir a ver-se envolvidos numa guerra judicial. Como as músicas foram supostamente plagiadas de versões de outros países, o processo poderá ganhar contornos internacionais.

Multas e indemnizações são o fim mais provável para casos como este. E assim sendo, Tony pode estar em risco de perder uma parte da sua fortuna, que inclui negócios, imóveis e carros.

O cantor não fala sobre o assunto, mas fez saber através dos seus representantes que "está muito tranquilo quanto às acusações".

artigo do parceiro: Top Fama

Comentários