Tivoli apaga 75 velas

Aniversário de uma dos mais selectos hotéis de Lisboa celebrado numa festa elegante.

A actriz Beatriz Costa esteve anos a viver no hotel Tivoli até a sua morte, em 1996. Neil Armstrong, Dalai Lama, Fidel Castro, Madalena Iglésias e António Champalimaud também já fizeram desta cadeia de hotéis o seu lar.

Essas e muitas outras histórias foram apresentadas em livro, ontem à noite, no Tivoli Lisboa, para comemorar os 75 anos de existência da conceituada rede hoteleira.

O historiador Carlos Alberto Damas passou a pente fino todos os episódios que decorreram no mítico hotel da Avenida da Liberdade, para reuni-los na obra "Hotel Tivoli Lisboa (1933-2008) ".

Em 1926, Joaquim Machaz e José Francisco Cardoso abriram uma pensão junto ao Cinema Tivoli, onde foram buscar o nome. Sete anos mais tarde, os dois empresários transferiram-se para o quarteirão em frente, alugaram um palacete e converteram-no em hotel.

Carlos Alberto Damas recorreu a várias fontes documentais, incluindo testemunhos orais de antigos funcionários, para conseguir recriar a história do Tivoli.

Actualmente, a rede Tivoli conta com 11 empreendimentos em Portugal e dois no Brasil. Em 1991, foi adquirida pelo Grupo Espírito Santo.

Veja como foi a festa de lançamento do livro ""Hotel Tivoli Lisboa (1933-2008) ".

artigo do parceiro: Top Fama

Comentários