O jornal The Sun, o mais lido na Grã-Bretanha, publica hoje as fotos do príncipe Harry nu tiradas em Las Vegas. Este é o primeiro jornal britânico a rejeitar um pedido da família real inglesa.

"O The Sun publicará as fotos do príncipe Harry que tentaram esconder dos nossos leitores", declarou a direção do jornal em comunicado.

Até ao momento, a imprensa britânica absteve-se de publicar as fotos do príncipe, terceiro na linha de sucessão ao trono, que aparece nu em Las Vegas durante uma partida de "strip bilhar" com duas mulheres.

Harry assume riscos com frequência na sua vida pessoal, mas tem 27 anos, está solteiro e é um militar", justificou o jornal popular.

"Nós amamos Harry, mas publicamos estas fotos porque pensamos que os leitores do The Sun têm o direito de vê-las. São razões que vão muito além desta simples história".

No Palácio de St James, um porta-voz da família real declarou que "comunicámos o nosso ponto de vista sobre a proteção da vida privada do príncipe Harry, mas os jornais fazem a sua autocensura e a decisão final cabe aos editores".

A família real tentou impedir a publicação das fotos argumentando na Press Complaints Commission, organismo de controlo da imprensa britânica, que a difusão violaria o direito do príncipe à privacidade, mas as imagens já circulam livremente pela Internet.

Numa das duas fotos publicadas nos Estados Unidos pelo site especializado na vida dos famosos TMZ.com, Harry aparece sem nenhuma roupa, tapando as partes íntimas com as mãos, perante uma mulher também nua.

Noutra foto, o príncipe aparece de costas abraçando uma mulher também nua.

O escândalo ocorre num momento em que o jovem, que tem fama de ser o mais rebelde da família real, tenta corrigir a sua imagem de playboy.

Co-piloto de helicóptero militar Apache, Harry fez no início do ano uma ronda pelo Caribe, representando a sua avó Elizabeth II, a rainha da Inglaterra.

@AFP

24 de agosto de 2012