“Sou lésbica! E então?”

Solange F., apresentadora da SIC, premiada pela Associação Lésbica e Gay.

Em Março deste ano, Solange F. disse uma frase que a atirou para as luzes da ribalta. "Sou lésbica! E então?" apareceu em letras gordas na capa da revista "Única", do "Expresso". Graças a isso, a apresentadora ganhou imensa notoriedade e conquistou a admiração da comunidade homossexual.

A ILGA (Associação Internacional Lésbica e Gay) vai atribuir-lhe um dos seus troféus "Arco-Íris". É um prémio por Solange F. ter dado o exemplo, num "país onde figuras públicas continuam a recusar dar este passo (de se assumirem como homossexuais", lê-se num comunicado da associação.

"Solange F. faz questão de se manifestar sempre pela igualdade e contra a discriminação das pessoas LGBT, nomeadamente no acesso ao casamento civil e a parentalidade", acrescenta a ILGA Portugal.

A actual comentadora da rubrica "Tertúlia Cor-de-Rosa", do programa "Fátima", da SIC, mostra-se muito tocada com a homenagem, mas, com muita modéstia, diz que não considera um feito o facto de se ter assumido lésbica, já que "eu sou assim".

Solange F. afirma que falar sobre a sua opção sexual não a aborrece, porque se trata um assunto muito corriqueiro, "como falar do tempo ou do futebol". A sua grande decepção é que haja muitos colegas do meio artístico a assumir-se, por receio de verem as suas carreiras prejudicadas.

FERNANDA CÂNCIO

A jornalista do "Diário de Notícias" Fernanda Câncio, tida como namorada do primeiro-ministro, José Sócrates, também faz parte da lista de premiados da ILGA em 2008.

No caso de Fernanda, o prémio é-lhe atribuído pela segunda vez (o primeiro foi em 2005), por ser uma "acérrima defensora da igualdade", como se explica no comunicado da associação.

A ILGA Portugal considera que a jornalista tem desenvolvido um trabalho "atento, incisivo, responsável e contundente", através de dezenas de textos publicados ao longo do ano no jornal para o qual trabalha e também no seu blog pessoal.

A nova revista "Com´OUT" - a primeira dedicada totalmente ao público homossexual - e o Rádio Clube Português também levam prémios.

artigo do parceiro: Top Fama

Comentários