De óculos escuros e protegida do sol por um chapéu de abas largas e uma camada de creme hidratante no rosto e no pescoço, a atriz Sónia Brazão mostrou-se ontem em público pela primeira vez depois da violenta explosão de que foi vítima há mês e meio.

Serena e bem-disposta, Sónia falou aos jornalistas quando regressava a casa de seu irmão, onde agora está instalada, depois de uma sessão de fisioterapia no Hospital de S. José, em Lisboa.

«Só posso estar a sorrir depois desta provação. Poder respirar o ar, voltar a abraçar os meus amigos, voltar ao meu quarto antigo, junto da minha mãe e do meu irmão, do meu maravilhoso irmão, das minhas sobrinhas. Eu só posso sorrir», disse a atriz aos repórteres da TVI.

Sublinhando que foi "muito acarinhada" pela equipa da Unidade de Queimados do Hospital de S. José, Sónia destacou também o apoio de amigos e familiares, em especial sua mãe, "cujos olhinhos me fizeram prometer que eu ia sair de lá".

A atriz, que teve 90 por cento do corpo queimado, disse que tudo "cicatrizou muito bem", mas que agora terá de ter muito cuidado com o sol. "Vou cultivar o branco", brincou ela.

Visivelmente feliz, Sónia Brazão descreveu assim o seu estado de espírito: «Foi uma segunda chance de vida. Sinto-me uma fénix renascida».