Sofia Fernandes, 34 anos, e José Barbosa, 38, vão casar-se em Setembro, 21 anos depois terem namorado pela primeira vez.

A invulgar história do casal começou em 1990 quando a repórter da SIC e o então futuro advogado tiveram um fugaz namoro de oito meses.

Só em 2003 voltaram a reencontrar-se para também namorar por pouco tempo, «cerca de 5 ou 6 meses». Sofia Fernandes achou que José Barbosa não estava a levar o relacionamento a sério e decidiu terminar tudo. E nem se comoveu quando este foi a Barcelona fazer-lhe uma surpresa na passagem do ano.

Em Janeiro deste ano, ambos voltaram a ficar solteiros e a aproximação reiniciada há dois anos voltou a assumir contornos de paixão.

Romântico assumido, José Barbosa decidiu não perder mais tempo para «agarrar» de vez a mulher da sua vida. Em Março, dois meses após terem reiniciado o namoro, decidiu comprar um anel de noivado num momento de impulso.

Sofia e José estavam de partida para o Brasil quando o avião se atrasou três horas e meia. «Voltámos para o centro de Lisboa e tratei de tudo. Disse à Sofia que ia à farmácia e decidi ir comprar o anel de noivado», revelou José Barbosa.

Durante três dias, o advogado manteve a joia escondida e escolheu o lago do Parque Ibirapuera, em São Paulo, para pedir a amada em casamento.

Sofia não podia ter ficado mais feliz. «Foi perfeito. Foi o homem da minha vida que me pediu em casamento, por isso podia até ser num autocarro ou no metro. Imagino-me a passar o resto da vida com ele», diz Sofia apaixonada.