“O Varela Silva morreu há quase 20 anos de mesotelioma, um cancro causado pelo amianto existente, nessa altura, no Teatro Nacional”, revelou Simone de Oliveira ao Sapo Lifestyle, na sua primeira declaração pública sobre o assunto.

“Resolvi contar agora por se falar tanto de amianto e eu querer alertar publicamente que o mesotelioma (cancro na membrana que envolve o pulmão) é uma doença profissional. O meu marido foi a terceira pessoa a morrer no Teatro Nacional com uma doença profissional causada pelo amianto que, entretanto, já foi retirado”, esclareceu a atriz e cantora.

Embora tenha recebido, na altura, a sugestão de avançar com um pedido de indemnização, Simone de Oliveira recusou: “Seria incapaz. O Varela gostava tanto do seu Teatro que, eu ir falar no assunto, seria matá-lo outra vez”.

Simone de Oliveira, hoje com 77 anos, é também uma doente oncológica, tendo enfrentado dois cancros na mama, que levaram a uma mastectomia total e outra parcial.

“Se puder, de alguma forma, ajudar e dar o meu testemunho aqui estou”, afirmou a artista, no sábado, 28 de março, data em foi assinado o protocolo da campanha “Olhe Por Si”.

Simone é, em parceria com a atriz Rita Ribeiro, embaixadora desta iniciativa promovida pelos Conselheiros da Visão com o objetivo de angariar fundos para a associação “Mama Help”.