A SIC anunciou hoje que decidiu “suspender de imediato” a produção do programa “Golfinhos com as Estrelas”, que pretendia gravar no Zoomarine, no Algarve, depois de ter tomado conhecimento de pareceres desfavoráveis emitidos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.

Em nota oficial, o canal de Carnaxide refere que a produção, “já em curso”, só foi iniciada “após ter obtido autorização do Zoomarine, que nunca invocou qualquer limitação legal aos conteúdos definidos e acordados do programa”.

Segundo o mesmo comunicado, a SIC está agora a analisar a fundamentação dos pareceres oficiais negativos, para “decidir a seu tempo de eventuais iniciativas no plano jurídico”.

O programa em causa, que seria apresentado por Bárbara Guimarães, estava a ser fortemente contestado nas redes sociais pelos chamados “defensores dos animais”.

Numa petição que circula na net diz-se que os golfinhos (tal como as baleias) devem ser “livres” e não permanecer em regime de “cativeiro”, onde são obrigados a “trabalhar” em troca de comida.

A suspensão do programa representa um sério revés para a estratégia de verão da SIC, que apostava em “Golfinhos com as Estrelas” para as noites domingo, no espaço que vai ficar livre depois do “Ídolos”.

Contratadas para fazerem acrobacias com os golfinhos na piscina do Zoomarine, nos arredores de Albufeira, estavam dez estrelas: as atrizes Luciana Abreu, Ana Guiomar, Bárbara Norton de Matos e Victoria Guerra, a apresentadora Carolina Patrocínio, o bailarino Marco de Silva, o apresentador Rui Maria Pêgo, o ator Tiago Teotónio Pereira e os modelos Ricardo Guedes e João Mota.