Shakira une-se à UNICEF

A cantora e a UNICEF apelam aos líderes para que se juntem à 'revolução' do crescimento das crianças.

Segundo comunicado, nos países de baixo e médio rendimento, há perto de um terço de crianças com menos de cinco anos que estão a crescer em ambientes e situações que podem interferir com o período de rápido crescimento e desenvolvimento.

A Embaixadora de Boa-Vontade da UNICEF, Shakira, apelou hoje aos líderes mundiais para que invistam no desenvolvimento das crianças.

"Mais de 100 milhões de crianças estão fora da escola e 159 milhões de rapazes e raparigas com menos de cinco anos têm um atraso físico e cognitivo devido à falta de cuidados e de alimentação adequada. A cada ano que passa sem que façamos um investimento significativo no desenvolvimento na primeira infância nem tomemos iniciativas para fazer face a estas questões, milhões de crianças vão nascer no mesmo ciclo de pobreza e falta de oportunidades. A UNICEF e eu juntámos forças e estamos aqui hoje porque o investimento precoce nas crianças é um assunto urgente e não há nem mais um momento a perder", afirmou Shakira.

Pesquisas científicas recentes revelam que os cérebros em desenvolvimento das crianças mais novas são tão afetados por fatores ambientais como pela genética. A nutrição inadequada, a falta de estimulação, e o stress tóxico, todos podem ter um impacte negativo no desenvolvimento cerebral. Estas descobertas têm implicações significativas nas crianças que crescem na pobreza extrema, expostas à violência doméstica, ou em países afetados por conflitos e outras crises.

"O que estamos a aprender acerca de todos os elementos que afetam o cérebro de uma criança, quer esteja ou não o seu corpo a ser bem alimentado e a sua mente a ser estimulada, quer esteja ou não a ser protegida da violência, deve mudar a maneira como pensamos e o modo como agimos. Para proporcionarmos uma boa qualidade de vida a todas as crianças, precisamos de investir com equidade e inteligência. Não apenas na educação, mas também na saúde, na nutrição e na proteção", afirmou o Director Executivo da UNICEF, Anthony Lake.

Shakira juntou-se a Ban Ki-moon, Secretário-geral das Nações Unidas, Anthony Lake, Director Executivo da UNICEF, e Dr. Jack P. Shonkoff, Director do Centro para a Criança em Desenvolvimento da Universidade de Harvard, bem como líderes de empresas, num evento privado na sede da ONU, em Nova Iorque, em torno do desenvolvimento na criança.

O evento antecede o anúncio dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que vão incluir oficialmente o desenvolvimento das crianças a partir de 2015, com o objetivo de ajudar a enfrentar a pobreza, melhorar a saúde e a nutrição, promover a igualdade de género e reduzir a violência.

artigo do parceiro: NM

Comentários