O financiamento foi obtido por si e a construção feita pela "Pies Descalzos", a fundação de solidariedade que criou há alguns anos.

Hoje, Shakira pode dizer que valeu a pena: o próprio Presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, inaugura com pompa e circunstância o colégio que a cantora ofereceu ao bairro da lata de Barranquilla, sua cidade natal.

É o quarto liceu que a Fundação Pies Descalzos consegue pôr de pé num país onde a rede de ensino é ainda muito precária. O colégio de Barranquilla acolherá 1.500 meninos pobres da zona mais degradada da cidade.

"É um sonho que se tornou realidade", disse a cantora e compositora colombiana, que anteontem fez 32 anos. Numa visita de apresentação à Imprensa, Shakira percorreu as dependências da escola e recordou como sempre sonhou fazer alguma coisa pelas crianças da sua terra que queriam estudar mas não tinham recursos.

"Conheço este bairro desde os meus 15 anos, quando vinha aqui fazer alfabetização com as freiras e os meus companheiros de colégio", contou Shakira. "Sempre quis fazer isto, e agora o sonho cumpriu-se".

A cantora colombiana, que já vendeu mais de 60 milhões de álbuns em todo o mundo, ‘baptizou' a sua fundação de solidariedade com o título do disco que a lançou para a fama internacional, em 1995: "Pies Descalzos". A fundação dá apoio médico e educativo a 4 milhões de crianças colombianas.