O casamento de Rui Costa e Rute terminou ao fim de 17 anos. "Uma separação não escolhe o momento. Aconteceu agora, nada mais. O que mais quero é que as pessoas continuem a preservar a nossa vida privada", revela o director desportivo do Benfica em declarações à revista "Flash!".

Esta não é a primeira vez que o casal passa por um momento conturbado. "Houve, muitas vezes, especulações sem fundamento. Sempre fomos um casal normal, com momentos bons e outros menos bons. Isso é o normal em qualquer casamento, é próprio de qualquer relação", diz o eterno capitão dos benfiquistas.

Rui Costa, de 38 anos, ainda mantém a aliança mas dá entender que, desta vez, a separação poderá ser irreversível. "O tempo vai provocando algum desgaste, mas não me arrependo de nada do que vivi."

Separados há mês e meio, Rui Costa e Rute mantêm a guarda partilhada dos filhos Filipe, de 15 anos, e Hugo, de 10. Os dois rapazes vivem com o pai no apartamento que o casal possui em Alfragide, mas Rui Costa faz questão de sublinhar que ele e a mulher mantêm a guarda partilhada dos filhos.

"Partilhamos a custódia pela boa relação que ficou e pelo bem dos miúdos que têm de ser os menos prejudicados e mais protegidos numa situação como esta. É evidente, seguramente, que lhes vai custar, mas perceberam as nossas razões e vão - esse é o nosso objectivo - viver dentro da maior normalidade possível", explica Rui Costa.

Rute encontra-se actualmente a viver na casa da amiga de longa data, Carla Baía, ex-mulher de João Vieira Pinto.