É no Ludgero's Café que tudo se passa: Ludgero (Manuel Marques), o simpático dono do estabelecimento, Sónia (Carla Salgueiro), dona de um quiosque com a ambição de ser escritora, e Fábio (Luís Franco-Bastos), um estafeta com vinte e poucos anos, são os novos grandes comentadores da actualidade política, desportiva e social. Eles sabem sempre muito mais do que a imprensa revela, nunca se enganam e raramente têm dúvidas...

"O que se passou foi isto", novo programa de humor da RTP1, que estreia hoje, quarta-feira, pelas 21 e 30, vai esmiuçar todas as notícias da actualidade, com muita graça e alguma elegância, espera-se.

"O interessante deste programa é que recria o mecanismo do pensamento de muitos portugueses, ou seja, quando vemos uma notícia pomo-nos logo a pensar no que terá acontecido realmente. Por exemplo, ao ver a maravilhosa época do Benfica, imaginamos que no balneário o Jorge Jesus grita e bate nos jogadores", explicou Luís Franco-Bastos, que se estreia num formato de humor de raiz depois de ter feito carreira na Internet em delirantes imitações de personagens como Cristiano Ronaldo e José Sócrates.

E foi numa taberna típica de Lisboa que a série de 13 episódios, de cerca de 30 minutos cada, foi apresentada à comunicação social. O director de programas do canal público anunciou a ideia que moveu este projecto: "A maioria dos portugueses têm uma teoria da conspiração", resumiu José Fragoso.

Manuel Marques explicou o formato: "São skteches, mas com uma vertente de sitcom, com imitações muito bem feitas". E que imitações podemos esperar? "Sócrates, Cristiano Ronaldo, Santana Lopes, Manuela Ferreira Leite são personagens incontornáveis", adiantou o actor.