RTP aposta em Moura Guedes

Presidente do canal público espera subida de audiências.

Afastada dos ecrãs desde 2009, altura em que saiu da TVI, Manuela Moura Guedes conseguiu, finalmente, arranjar um emprego na televisão, mas não como jornalista…

A mulher de José Eduardo Moniz foi contratada para apresentar o concurso “Quem Quer Ser Milionário?”, que a RTP1 começará a emitir no próximo dia 23 de setembro, e perfila-se como um dos trunfos do canal público para a nova grelha outono/inverno. 

Uma escolha surpreendente, mas que teve o apoio expresso do presidente da RTP, segundo revela o próprio numa entrevista ao “Diário Económico/Antena 1”, a divulgar na próxima segunda-feira.

“Quando me foi proposto o nome de Manuela Moura Guedes (…), eu fiz as três perguntas: vai contra a estratégia da RTP? Não. Onera com custos proibitivos a RTP? Não. A pessoa em questão tem algum passado criminal ou processo pendente em tribunal? Não. E a administração com isso deu-se por satisfeita”, diz Alberto da Ponte na referida entrevista.

O presidente da RTP refere, ainda, que a direção de Programas está convencida que a contratação da polémica apresentadora irá fazer subir as audiências – opinião que ele próprio partilha. E assim sendo, conclui, “não me repudiou aceitar Manuela Moura Guedes”.

“FOI UM GRANDE ALÍVIO”

Sem convites desde que abandonou a TVI na sequência de uma espalhafatosa polémica com o então primeiro-ministro José Sócrates, Manuela Moura Guedes aceitou, quase sem pestanejar, o convite formulado pelo diretor-geral da RTP, Luís Marinho.

“Foi um grande alívio, estava há quase quatro anos desempregada, inativa”, disse a antiga pivô do “Jornal Nacional de Sexta-feira”.

Inicialmente, Manuela respondeu ao convite com uma das suas gargalhadas, pensando que estavam a brincar com ela, mas logo digeriu a ideia e está pronta a meter no congelador a carteira profissional de jornalista em troca deste trabalho na área do entretenimento.

Neste momento, Moura Guedes está a estudar as diferentes edições, nacionais e internacionais, do “Quem Quer Ser Milionário?” e, dentro de duas semanas, começará “a gravar em força”, ao ritmo de três programas por dia.

Comentários