Rogério Samora falou ontem pela primeira vez sobre o processo judicial que lhe foi movido pela TVI, na sequência da sua ida para a SIC.

Alegando ruptura unilateral do contrato, a estação de Queluz recorreu aos tribunais para tentar impedir a transferência de Samora para Carnaxide, exigindo simultaneamente uma indemnização de 500 mil euros.

O actor parece ter ganho as primeiras etapas do processo, mas confessa-se magoado com a forma como tudo se passou.

«Soube pela imprensa que iria pagar X e que ia ter um processo em tribunal. Soube disso quando estava a passar o fim do ano em Barcelona e uma amiga me telefonou, aflita, a perguntar o que me tinha acontecido. Só depois é que recebi uma notificação do tribunal. Acho isso uma falta de cavalheirismo, de profissionalismo e de ética profissional», desabafou Rogério Samora.

Isto porque, diz o ator, teve uma reunião com a administração da TVI (no final do ano) onde falou como «amigo e como homem» e pediu: «Quero fechar este ciclo na minha vida, libertem-me!».

Rogério Samora garante que, na altura, ainda não tinha assinado qualquer contrato com a SIC. «Não tinha nada escondido na manga, não andei a fazer joguinhos, quis mesmo pôr um ponto final. Quando fui para a TVI fui trabalhar para um projecto de pessoas em quem confiei e que, entretanto, saíram e não me senti confortável com o rumo que a TVI começou a tomar.»

Até agora, o ator não teve de pagar qualquer indemnização à estação de Queluz e venceu duas providências cautelares interpostas pela TVI.

«De momento o assunto está resolvido. Não há nenhum processo judicial de que tenha conhecimento. Ficou decidido, pela segunda vez, e sem hipótese de recurso, que não havia razões para a providência cautelar ser efetivada. Agora, espero que os advogados da TVI falem com os meus para chegarem a um acordo», concluiu.

Entretanto, Rogério Samora já começou a trabalhar na nova novela da SIC, "Rosa Fogo", que foi apresentada esta segunda-feira à imprensa e que estreia em Setembro. «Estou num momento feliz e disponível para dar tudo à SIC», disse o actor.