Apesar de estar afastada dos ecrãs, Bárbara Guimarães esteve presente na XXII Gala dos Globos de Ouro, que decorreu este domingo, dia 21, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Ao lado de Rodrigo Guedes de Carvalho, a figura pública apresentou o primeiro prémio da noite, Melhor Atriz de Cinema, que foi entregue a Ana Padrão.

Antes de anunciar o vencedor, o jornalista da SIC fez uma pequena reflexão sobre a violência doméstica, deixando Bárbara Guimarães visivelmente emocionada.

“A violência sobre as mulheres cresce, nesta altura, de forma assustadora em Portugal. Recentemente, a violência sobre as mulheres passou a ter difusão em massa e a ser partilhada. É altura de pensarmos nisto muito a sério”, começou por dizer Rodrigo Guedes de Carvalho.

“Eu acho que é altura para os decentes e os corajosos perceberem que têm de unir-se, têm de refletir e têm de agir. Aos que possam nesta altura pensar mas o que é que este discurso tem a ver com uma gala de artista, eu digo-vos que tem tudo. Os artistas podem e devem mostrar à sociedade que não são apenas sorrisos numa passadeira vermelha. A arte sempre esteve na primeira linha da resistência contra o mal e nunca nos devemos conformar. Ainda na semana passada, em Kiev, os portugueses enfrentaram a alienação com a convicção de um significado”, rematou.