Rita Ferro Rodrigues “triste” com a RTP

A apresentadora da SIC foi impedida pelos altos comandos do canal público de ir ao programa “5 Para a Meia Noite”.

Convidada para ir ao programa “5 Para a Meia Noite”, da RTP, a apresentadora da SIC Rita Ferro Rodrigues ficou “perplexa e muito triste” quando lhe disseram que já não poderia ir conversar com Pedro Fernandes, por decisão da direção de Programas do canal público.

Rita usou o Facebook para contar a história e expressar o seu descontentamento, nestes termos:

“Há cerca de uma semana recebi um convite do programa da RTP ‘5 para a Meia -Noite’ para estar presente, na quinta feira, dia 20, no direto conduzido pelo apresentador Pedro Fernandes, para falar do meu novo livro ‘Deve Ser Isto o Amor’. Aceitei o convite de bom grado - existe uma espécie de ‘acordo de cavalheiros’ entre os canais, de não haver constrangimentos, quando um apresentador, pivot ou jornalista lança um livro, de ser convidado pelos outros canais como autor, de forma a falar de uma outra dimensão do trabalho (e da pessoa) que nada tem a ver com a televisão.

“Respondi a uma extensa e bem feita entrevista elaborada pela equipa de conteúdos do programa, respondi a emails da produção do mesmo e organizei a minha vida familiar no sentido de estar presente, às 23 horas, no estúdio, para o direto.

“Pois, no próprio dia, sou desconvidada. Através da minha editora (incrédula) sou informada que a minha presença não é bem vista pela direção de Programas da RTP, ‘por ser uma cara da concorrência e ter um programa no ar’. Reparem na falta de chá (para não dizer outra coisa): fui desconvidada no próprio dia. Sei (porque estas coisas se sabem) que esta decisão ultrapassa a equipa de conteúdos do programa e o próprio apresentador.

“Tenho um carinho enorme pela RTP, foi o canal onde nasci como profissional e por isso estou perplexa e muito triste. Claro que tem a importância que tem e há coisas muito mais importantes nesta vida... Mas não é do meu feitio calar-me, perante uma atitude no mínimo, indigna”.

Pedro Fernandes, apresentador do ‘5 Para a Meia Noite” também não gostou desta interferência dos altos comandos da RTP e divulgou, no próprio dia, a seguinte nota: “Por motivos alheios à minha vontade, a Rita Ferro Rodrigues não estará hoje no ‘5 Para a Meia-Noite. Já lhe pedi desculpa pessoalmente e espero que o programa e a entrevista que tanto trabalho me deram a preparar possa ser possível um dia. Espero que episódios como este não se repitam.
Um beijinho para a Rita”.

Comentários