O príncipe Henrique, marido da rainha Margarida II da Dinamarca, foi hospitalizado com dores na perna direita, anunciou hoje o palácio real.

"O príncipe Henrique foi hospitalizado no domingo passado, à noite, no Real Hospital de Copenhaga, devido a dores na perna direita", anunciou em comunicado a Casa Real da Dinamarca.

O príncipe consorte foi submetido a uma angioplastia, em meados de julho último, na virilha direita, refere a agência noticiosa AFP, que acrescenta que a hospitalização se deve a persistentes dores pós-operatórias.

A Casa Real dinamarquesa não adiantou qualquer previsão para a saída saída do príncipe, de 83 anos, precisando que não está prevista qualquer intervenção cirúrgica.

O príncipe Henrique Maria João André de Laborde de Monpezat, filho do conde André de Laborde de Monpezat, casou em 1972 com Margarida II, de 77 anos, e retirou-se da vida pública em janeiro do ano passado, sendo bem conhecido dos dinamarqueses aos quais nunca escondeu o descontentamentp por nunca ter obtido o título de rei, um descontentamento que cresceu nos últimos anos, segundo a AFP.

No início deste mês Henrique da Dinamarca anunciou publicamente que recusava ser enterrado ao lado da mulher no panteão real na catedral de Roskilde, na ilha de Zelândia no leste da Dinamarca, como o são tradicionalmemnte os casais reais.

Henrique é pai dos príncipes Frederico, herdeiro da coroa, e Joaquim.