Anselmo Ralph. 35 anos. Casado e pai de dois filhos é atualmente um dos artistas angolanos mais reconhecidos em Portugal. Dono do sucesso 'Não me toca' anda na boca e nos pés de muitas pessoas.

Numa entrevista dada ao Jornal de Notícias, o cantor falou um pouco sobre si, enquanto músico e não só.

O sucesso na música

"Falar de mim fica complicado. Tento ser o mais simples possível. Se me perguntar quem é o Anselmo Ralph, digo que somos todos nós. Às vezes, penso que sou demasiado simples, que devia ter uma mania qualquer. Mas não vale a pena inventar. Não vão encontrar fofocas interessantes sobre mim. Acho que acabo por ser a representação de muita gente", explicou.

Questionado sobre as causas que poderão ter ditado o seu sucesso, quer em Angola (país onde nasceu) como em Portugal, Anselmo fala sobre uma 'força divina'.

"Acredito muito em Deus. Não houve nada em mim, em termos de trabalho, que tenha ditado o sucesso, porque há artistas com melhor sonoridade e que cantam melhor do que eu. Este sucesso veio mesmo lá de cima, foi o Pai Grande, como dizem em Angola, que disse 'Agora é a tua vez de brilhar'".

A doença

Desde os cinco anos queAnselmo Ralph sofre de miastenia grave. Uma doença neuromuscular auto-imune, que causa fraqueza e fadiga anormal dos músculos voluntários. Essa fraqueza é causada por um defeito na transmissão dos impulsos dos nervos para os músculos. Um dos primeiros sintomas a ser identificado é a fraqueza dos músculos dos olhos, podendo haver queda de uma ou ambas as pálpebras, visão dupla ou fraqueza dos músculos oculares.

Neste sentido, o artista confessou que de certa forma, a sua carreira foi condicionada pela doença, porque não se deixava "exteriorizar".

"Gravei o primeiro CD, mas andei muito tempo estagnado, ficava apavorado só de pensar que ia subir ao palco ou que ia à TV. Depois, fui para os EUA, comecei a investir na música e aos anos pensei 'É pegar ou largar'. E acabei por pegar", esclareceu.

O músico acrescentou que diariamente tem vários cuidados como descanso e a toma da medicação adequada.

A família

Outro dos grandes apoios de Ralph é sem dúvida a família. Pai de dois filhos afirma que agora não consegue estar muito tempo longe deles.

"É cada vez mais difícil. Antigamente, ficava duas ou três semanas sem ver os meus filhos, mas hoje em dia não me atrevo, ou vão ver-me a chorar pelos cantos", confessou.

"Sou um autêntico palhaço com eles. Tanto que a minha esposa diz sempre que tem três filhos. Sabem que em mim podem encontrar um pai, mas também um miúdo para brincar. E tento compensar ao estar bastante presente, ao desligar o telefone, desligar tudo e estar mesmo lá", acrescentou.

Anselmo Ralph vai dar um grande espetáculo no Meo Arena, dia 5 de dezembro. Dia 19 é a vez do Multiusos de Guimarães.