Os portugueses viram na passada quinta-feira à noite o último de 16 hilariantes episódios da série ‘Portugal Tal&Qual', da dupla de atores Pedro Alves e João Paulo Rodrigues, a que se juntou o apresentador Eládio Clímaco. Antes de partirem para férias, os elementos desta "troika" juntaram-se numa animada conversa, num serviço especial para SapoFama.

 Eládio Clímaco: O ‘Portugal Tal & Qual' vai de férias até setembro e, vocês, como que vão passar as vossas?

João Paulo: Eu não vou ter férias. Vou ser protagonista do novo filme do Martin Scorcese, em que faço de carabina...

Pedro Alves: E eu também vou trabalhar. Vou entrar numa peça da Broadaway.Eládio Clímaco: E que papel é que vai fazer?

Pedro Alves: Não vou fazer papel nenhum, vou mesmo entrar. Entro, vejo e venho-me embora.Eládio Clímaco: Estão muito cansados depois de terem feito estes 16 episódios do ‘Portugal Tal & Qual'?

João Paulo: Não. Eu, o que me cansa mais são pessoas que dizem "edredom". Cansa-me.

Pedro Alves: Eu estou cansado mas não é de ter gravado os 16 episódios. Estou cansado é de ser assediado na rua por causa do programa. É que se fosse por mulheres até não me importava. Agora, assim, é complicado.Eládio Clímaco: De todos os episódios qual foi o vosso favorito?

João Paulo: O do coma.Eládio Clímaco: Mas não houve nenhum ‘Portugal Tal & Qual' sobre o coma.

João Paulo: Ah, pensei que estivesse a falar do Dallas.

Pedro Alves: Do ‘Portugal Tal & Qual' o meu episódio favorito foi o das baleias. Eládio Clímaco: Mas não houve nenhum episódio sobre baleias.

Pedro Alves: Houve, mas não foi para o ar porque a produção não conseguiu que as baleias assinassem a autorização para as imagens irem para o ar. Eládio Clímaco: Como é que surge o ‘Portugal Tal & Qual'?

João Paulo: Então, são umas câmaras que filmam, depois passa para cassetes e depois há uns moços com óculos de massa que metem em computadores e...Eládio Clímaco: Não. Como é que surgiu a ideia do programa?

João Paulo: Ah. Então, estávamos nós a comer uma cabeça de pescada no Caramulo e diz-me ele assim: "Esta cabeça de pescada está boa, mas melhor que isto era fazermos um programa chamado Portugal Tal & Qual". E foi assim...

Pedro Alves: Tanto que eu nem acabei de comer o olho que tinha na boca. Ligámos à RTP, eles disseram que sim e fizemo-nos logo à estrada.Eládio Clímaco: Começaram logo a gravar?

Pedro Alves: Não. Esse foi o problema. Porque nós com a excitação fizemo-nos à estrada mas não sabíamos para onde íamos. Só começámos a gravar dois meses depois, quando demos com a A1.Eládio Clímaco: Então não houve ‘brainstorming'?

João Paulo: Não. Foi tudo filmado cá em Portugal...Eládio Clímaco: E já têm ideias de temas para mais programas?

Pedro Alves: Já. Queremos fazer um sobre marisco de montanha e outro sobre abraçadeiras.Eládio Clímaco: E como é que foi trabalhar com esse mito vivo da televisão portuguesa que sou eu?

João Paulo: Foi espetacular, até porque eu já sou seu fã desde ‘O Passeio dos Alegres'.

Pedro Alves: E eu cheguei a ir lá. Quando bateram o recorde de pessoas dentro de um mini, eu era o miúdo que estava no cinzeiro...