Brad Pitt e Angelina Jolie, que formam o casal mais famoso de Hollywood - e também um dos mais solidários -, disseram que se sentem "devastados" pelos estragos causados pelo terramoto no Haiti e anunciaram a doação de 1 milhão de dólares para ajuda humanitária.

O dinheiro será destinado à organização Médicos sem Fronteiras, através da fundação Jolie-Pitt, criada pelo casal.

"É incrivelmente horrível uma catástrofe deste tamanho atingir pessoas que há décadas sofrem num cenário de extrema pobreza, violência e distúrbios", comentou Jolie, enquanto Pitt assinalou a importância de uma rápida intervenção perante dramas humanos como este.

Os actores declararam a sua intenção de trabalhar "muito de perto" com o conhecido músico haitiano Wyclef Jean para apoiar "os esforços humanitários" no país das Caraíbas.

Pitt e Jolie são conhecidos pelos investimentos de milhões de dólares que todos os anos fazem em programas humanitários através da Jolie-Pitt Foundation.

Em 2009 o casal doou 6,8 milhões a ONGs como Global Health, Human Rights Watch, Armed Services YMCA ou Make It Right Foundation, esta última criada por Pitt para a reconstrução de Nova Orleães, cidade americana devastada pelo furacão Katrina.

Há poucas horas, o primeiro-ministro do Haiti calculou em "centenas de milhar" o número de mortos. O terramoto ocorreu na passada terça-feira, teve epicentro a escassos 15 quilómetros de Port-au- Prince, capital do país, e atingiu 7 graus na escala de Richter.