Pedro Crispim dá que falar

Consultor de moda publica foto do “quarto” de um sem abrigo e sensibiliza famosos.

O consultor de moda Crispim fotografou o “quarto” de um sem abrigo em plena Avenida da Liberdade, Lisboa, partilhou a imagem no seu Facebook e, em pouco tempo, conseguiu despoletar uma onda de solidariedade em prol dos deserdados da sorte.

A arrumação e os pormenores do cenário, bem visíveis na imagem que aqui reproduzimos, sensibilizaram Crispim: “Este é o ‘quarto’ de um sem abrigo em plena Avenida da Liberdade”, partilhou ele, completando a mensagem com o símbolo de “sad smile” (sorriso triste).

Contactado por SapoFama, o consultor de moda explicou o seu gesto: “Foi um género de ‘abre olhos’. Acontece ao lado do meu escritório, contrastando com as lojas de luxo ali presentes. Acredito que embora muitas pessoas saibam destas situações, fecham os olhos por várias e diferentes razões. A foto não pode deixar ninguém indiferente e, inclusive, enviei-a para a Câmara Municipal de Lisboa. Pode ser que nada mude, mas eu não consigo ficar de braços cruzados. Nesta fase de crise económica devemos unir-nos, só assim faz sentido. Esta não tem de ser também uma crise de valores”.

A foto gerou uma onda de comentários e partilhas, com algumas figuras conhecidas a expressarem a sua tristeza pela situação em que vivem tantas pessoas nas ruas de Lisboa e um pouco por todo o país.

Foi o caso da apresentadora Rita Ferro Rodrigues: “Esta fotografia foi tirada por um amigo meu, Pedro Crispim. É a casa de um sem abrigo, em plena Avenida da Liberdade, em Lisboa. Um murro no estômago . Uma fotografia que dói, porra!”, partilhou a apresentadora da SIC.

Mais tarde, Rita voltou ao Facebook para garantir que se irá inteirar desta situação em particular: “Como vos disse no post anterior, a foto comoveu-me muito. Não sei que história conta, quem vive ali e porquê. Não sei se alguém já tentou ajudar ou não, se a pessoa (ou pessoas) recusa(m) ajuda (sabemos que há casos desses nas ruas), ou não. A vossa resposta a esta fotografia foi avassaladora e, também por isso, prometo-vos respostas a estas questões que nos devem preocupar a todos. Obrigada por serem o eco de tanta gente boa que se preocupa”.

Também a relações públicas Alexandra Figueiredo fez questão de partilhar a foto tirada por Pedro Crispim: “Não resisti a partilhar a imagem deste espaço de um sem abrigo. Aqui. Ao lado de todos nós, na Avenida da Liberdade”.

Comentários