O Papa Francisco solicitou ao governo da Bolívia um pequeno fornecimento de folhas de coca para mascar durante a sua visita a este país da América do Sul no próximo mês de julho – revelou o ministro da Cultura, Marko Machicao, numa entrevista televisiva, este domingo.

Segundo o governante boliviano, Sua Santidade pediu “especificamente para fazer a mastigação da folha de coca”, em vez de beber uma infusão, como costumam fazer os turistas que recorrem a este método para combater “o mal da montanha” quando visitam La Paz, a capital situada a 3.600 metros de altitude.

Na Bolívia, o cultivo da folha de coca é uma tradição ancestral e o presidente Evo Morales defende o uso legal da substância. A ONU abriu uma exceção à prática da mastigação da folha de coca neste país, mas continua a considerar a substância como um narcótico, proibindo o seu comércio.

A folha de coca, principal componente da cocaína, também é consumida em estado natural em várias províncias do norte da Argentina, terra natal do Papa Francisco.

Até ao momento, o Vaticano ainda não se pronunciou sobre a inconfidência do ministro.

A visita do Papa à Bolívia decorrerá de 8 a 10 de julho e faz parte da agenda de Francisco na América do Sul, que também inclui visitas ao Equador e ao Paraguai.