Os segredos de Mariana Monteiro

Os gestos saudáveis da atriz que, todos os dias, exercita a capacidade de sonhar

Seis novelas, duas séries, cinco filmes, uma peça de teatro, inúmeros convites no universo da publicidade. Aos 24 anos, Mariana Monteiro, uma das atrizes da nova geração com maior projeção na imprensa e televisão nacionais, tem razões para estar feliz. 

Elegante, até na forma como coloca a voz, encontra nos laços com os outros um ponto de partida para a autoestima.

Os seus dias, contou-nos, também revelam outros adjetivos sobre si. Saiba mais sobre esta atriz que se revelou aos portugueses na série juvenil «Morangos com açúcar», transmitida pela TVI.

Mulher disciplinada

«Sou fã de um estilo de vida saudável. Tudo tem que ter peso e medida. Não sou extremista, mas tento ser regrada», começa por revelar a atriz. «Uma vida saudável hoje é sinónimo de maior
bem-estar amanhã. Por exemplo, na alimentação, evito fritos como croquetes, rissóis e panados. Não gosto particularmente, fazem mal à saúde e engordam», justifica. 

A hidratação do organismo é um dos seus maiores problemas. «Confesso que tenho uma grande falha por resolver, que é a de beber muita água. Bebo-a, sobretudo, para proteger a voz, que também tento aquecer quando se avizinham dias de trabalho mais pesados. Para manter a pele saudável cumpro religiosamente um ritual de limpeza diária», assegura a atriz.

Mulher energética

«A regularidade com que pratico exercício depende dos timings do meu trabalho. Já houve alturas em que não me sentia com força para ir ao ginásio ao final do dia, ainda mais porque tinha muitos textos para estudar para o dia seguinte de gravações. Neste momento, está a ser possível conciliar a agenda e, por isso, sinto-me melhor porque posso ir finalmente ao ginásio de forma regular», afirma.

Há dias em que faço musculação, outros em que me apetece exercitar-me numa aula. As que mais gosto são made in Brasil, total condicionamento e body jump», refere Mariana Monteiro.

Mulher sonhadora e emotiva

«Estar perto da minha família, do meu namorado [a atriz namora com o ator e vencedor de reality shows João Mota] e dos amigos faz-me feliz. Se as pessoas que amo estiverem bem, eu estou. Sonho com uma família que um dia quero construir e, depois, no dia a dia, sonho com pequenas coisas. O sonho comanda a vida, como diz o poeta, por isso nunca paro de sonhar», confidencia a atriz que se estreou em televisão na série «Morangos com açúcar».

Mulher solidária

«Todos os projetos de solidariedade em que possa estar envolvida são uma mais-valia pessoal. Isto funciona para qualquer cidadão comum. A diferença é que nós, figuras públicas, devemos ter consciência de que o impacto do nosso envolvimento tem vantagens para as causas que abraçamos, como o facto de conseguirmos patrocínios. Portanto, darei sempre a cara por causas que sejam justas e que promovam o bem», afiança. 

«É muito bom e acho que ajudar é quase uma obrigação de quem tem alguma exposição mediática. Podemos fazê-lo de várias formas. Pela visibilidade que temos ou apenas pela vertente solidária que cada um tem dentro de si. Já estive associada a outras causas em que não me expus porque não era necessário. Digo que pratico o bem, não para ser elogiada, mas porque me faz sentir útil. Evoluímos a ajudar os outros», considera a atriz.

Mulher generosa

Mariana Monteiro associou-se recentemente a um projeto feito com o coração, a Terra dos Sonhoas. Você também pode participar. Trata-se de uma organização de solidariedade centrada na realização dos sonhos de crianças e jovens carenciados, com doenças crónicas e/ou em estado avançado de doença, e idosos. Empresas e particulares podem contribuir para a concretização dos desejos de quem mais merece, sob a forma de donativos, prestação de serviços, entre outros. 

Mulher confiante

As estratégias da atriz para se libertar da pressão imposta pelo ritmo das gravações da telenovela:

- Durante a semana

«Sou naturalmente ansiosa, mas consigo agir bem sob pressão. Em alturas caóticas recorro a estratégias como ouvir música, ir ao cinema a meio da semana para quebrar a rotina, ou ao ginásio (Holmes Place). Amo massagens e, se pudesse, ia ao Harmony Medical Day Spa todos os dias. Mimarmo-nos é fundamental», considera a atriz.

- Folgas

«Aproveito-as para estar com os meus amigos ao almoço ou lanche, fazer uma massagem de relaxamento, visitar o ginásio num horário menos concorrido ou ir à aula que mais me apetecer fazer e que, de outra forma, não seria possível», admite Mariana Monteiro

- Fins de semana

«Gostaria de dormir sempre oito horas mas, são muito poucas as noites em que isso acontece. Para este problema, não arranjo grandes soluções. Às vezes, bebo café para despertar, mas até isso tenho vindo a evitar porque me deixa extremamente elétrica. Ao fim de semana vingo-me e durmo até não me apetecer mais», revela a atriz.

O almoço saudável indispensável

Bife de peru grelhado feijão-verde arroz branco

A dieta da atriz

As combinações nutritivas, com calorias quanto baste, que Mariana Monteiro adora:

O pequeno-almoço equilibrado favorito

1 sumo de fruta + café com leite + pão de cereais + queijo fresco + fiambre

Os snacks que transporta sempre

Banana, barritas de cereais, iogurte e frutos secos (sobretudo amêndoas)

O jantar para manter a linha

1 posta de salmão grelhado + feijão-verde + 1 batata-doce

Texto: Nazaré Tocha com fotografia de Carlos Ramos 


artigo do parceiro:

Comentários