Orlando Bloom visita crianças refugiadas

O embaixador de Boa-Vontade da UNICEF encontrou-se durante dois dias com crianças refugiadas e migrantes que estão à procura de refúgio na Europa.

Segundo comunicado, após a visita que realizou na antiga República Jugoslava da Macedónia na terça-feira, Orlando Bloom atravessou a fronteira com a República da Sérvia e encontrou-se com algumas das mais vulneráveis crianças que estão em movimento, muitas das quais vêm fugidas da guerra e das provações nos seus países de origem.

"O que vi foi apenas uma fracção de viagens perigosas realizadas por crianças refugiadas e migrantes. É verdadeiramente perturbador. Imaginem o desespero que leva famílias a abandonarem as suas casas. Estou muito impressionado pela resposta rápida que a UNICEF tem estado a dar a esta crise. Visitei espaços amigos-das-crianças que proporciona às crianças a oportunidade de recuperarem a sua infância, mesmo que seja apenas durante duas horas por dia. Estas crianças não são imagens num ecrã. São pessoas reais com necessidades reais", disse Bloom.

A UNICEF Sérvia, em parceria com o Conselho Dinamarquês para os Refugiados, criou dois espaços amigos-das-crianças, equipados com materiais educativos e brinquedos, um na cidade de Presevo, perto da fronteira com a antiga República Jugoslava da Macedónia, e a segunda na capital, Belgrado. Também criou mais dois espaços para mães e bebés nos mesmos locais, onde as mães lactantes podem receber apoio para a amamentação dos seus bebés e crianças mais novas, e as crianças recebem alimentação adequada às suas idades, antes de continuarem as suas jornadas perigosas em direcção à e dentro da Europa.

Até agora, perto de 150 mil pessoas manifestaram a intenção de requerer asilo na Sérvia, das quais uma em cada quatro é uma criança.

artigo do parceiro: NM

Comentários