A Fundação Francis Obikwelu foi oficialmente apresentada em Albufeira, no Algarve, e já tem algum dinheiro em caixa: o atleta leiloou três pares das suas sapatilhas, conseguindo angariar 4.800 euros.

Num leilão apresentado por Jorge Gabriel e Iva Domingues, Obikwelu vendeu por 2 mil euros os ténis que usou ao ganhar as provas dos 100m e 200m no Campeonato Europeu de 2006. Os sapatos que o levaram ao pódio em Atenas, em 2004, renderam mil euros à Fundação. E, por último, as sapatilhas verdes e vermelhas que Obikwelu usou em Pequim valeram 1.800 euros.

No final da cerimónia Francis Obikwelu mostrou-se satisfeito com os fundos angariados para a Fundação, mas estava ainda mais contente por ter conseguido pôr em prática um projecto que demorou cerca de um ano a preparar.

"É um dia histórico para mim. Decidi criar a Fundação porque eu tive uma vida difícil como criança e assim as crianças que não tenham dinheiro podem fazer desporto, e eu posso ajudar", disse o atleta, emocionado.

O objectivo de Obikwelu é encontrar jovens com talento para o atletismo e apoiá-los.

Nelson Évora, campeão do mundo do triplo salto em 2007 e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, esteve a apoiar o amigo. "O Francis apoiou-me várias vezes em momentos menos bons. Não é a primeira Fundação no desporto, mas acredito que seja especial porque vai influenciar muitos jovens a fazer uma modalidade mais técnica. Vamos ver resultados daqui a alguns anos", prevê ele.

Veja as fotos do jantar de apresentação da Fundação Francis Obikwelu, que decorreu no Grande Real Santa Eulália Hotel, em Albufeira.