O funeral de Amy Winehouse realizou-se esta terça-feira, dia 26, no cemitério de Edgwarebury, na região norte de Londres. Familiares, amigos e alguns artistas mais próximos fizeram questão de marcar presença neste último adeus.

«Boa noite, meu anjo, dorme bem! A mãe e o pai amar-te-ão para sempre..." - foi assim que Mitch Winehouse, pai da malograda cantora, terminou um emotivo discurso e se despediu da sua menina.

Kelly Osbourne, artista e amiga pessoal de Amy, apareceu com um penteado muito semelhante ao da irreverente cantora. Quem também esteve presente foi o seu último namorado, Reg Travis, e Mark Ronson, o produtor do seu álbum de maior sucesso ‘Back to Black', lançado em 2006.  

A cerimónia, que durou cerca de uma hora e contou com a presença de 150 pessoas, teve alguns momentos engraçados.

«O discurso do pai de Amy foi bonito. Contou histórias da infância da filha e as pessoas riram-se como se elas próprias tivessem presenciado essas situações», revelou uma fonte aos jornalistas.

«Foi uma cerimónia muito comovente e bem-humorada em algumas partes. Foi um belo tributo à Amy», acabou por confessar uma outra testemunha presencial.

Estas afirmações acabaram por ser confirmadas pelo porta-voz de Amy Winehouse: «Foi uma cerimónia emotiva, alegre e triste ao mesmo tempo», contou.

A sentida homenagem que, de acordo com a imprensa inglesa, seguiu as tradições da religião judaica, terminou com a música "So Far Away" de Carole King, tema que Amy chegou a cantar em dueto com o seu pai e que, nas cerimónias fúnebres, Mitch Winehouse pediu a todos os presentes para cantarem a uma só voz.

O corpo de Amy foi cremado, e a pedido da própria cantora, uma parte das cinzas irá ser misturada com as da sua avó Cynthia, que faleceu em 2006, vítima de um cancro do pulmão. A outra parte irá para Santa Lucia, nas Caraíbas, local onde a artista travou uma das suas inúmeras batalhas contra as drogas.

Sabe-se, ainda, que o ex-marido de Amy Winehouse, Black Fielder-Civil, que se encontra a cumprir uma pena de 35 meses de prisão por roubo e agressão, foi proibido pela família da cantora de se aproximar do funeral e excluído do testamento de mais de 10 milhões de libras.

Relembre-se que Amy Winehouse foi enterrada sem que tenha sido revelada a causa da sua morte, a qual permanecerá um mistério até ao dia 26 de outubro, prazo dado pela polícia para concluir o inquérito e divulgar o resultado dos exames toxicológico e histológico.

A autópsia foi feita esta segunda-feira, mas o resultado revelou-se inconclusivo. A artista inglesa de 27 anos foi encontrada morta por um guarda-costas, sozinha, deitada na cama da sua mansão de Camden, em Londres, no sábado passado, dia 23.