Nuno Baltazar cria sobremesa Sophia

Em homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen

Nuno Baltazar foi o criador convidado para a 3ª edição da iniciativa “Fashion Pastry by…” do restaurante Astória e nesse âmbito criou a sobremesa Sophia em parceria com o chef Pedro Sequeira.

Trata-se de uma sobremesa inspirada no universo imaginário de Sophia de Mello Breyner Andresen, num tributo à poetisa portuense no décimo aniversário da sua morte.

As pétalas de rosa são o elemento-chave da sobremesa, em representação da natureza simultaneamente perfeita e misteriosa, narrada por Sophia de Mello Breyner Andresen. Símbolo de elegância e feminilidade, as rosas assumem a forma de uma mousse em tubo, que seduz o palato pelo sabor exótico e aroma apelativo, acentuados pelas pétalas cristalizadas.

A ligação à cidade do Porto, onde Nuno Baltazar reside desde a infância, é ainda vincada pela gelatina de Vinho do Porto que serve de base à sobremesa. Por fim, um crocante de chocolate envolve a mousse de rosas, conferindo-lhe textura e contraste de sabores.

Nuno Baltazar descreve a sobremesa como sendo “feminina, elegante, mas simultaneamente dramática e surpreendente”, tal como as suas criações de moda. “Tentei transpor para a sobremesa a mesma linguagem e inspiração das minhas coleções, aliás, há uma forte relação com a nova coleção outono/inverno 2014/2015: desde logo, na homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen, mas também na paleta de tons e na dimensão tridimensional.”

A sobremesa “Sophia” fará assim parte da carta do restaurante Astória a partir de 5 de abril, permanecendo até ao final do Verão

artigo do parceiro: Nilza Rodrigues

Comentários