"Simplesmente Nigella", em tradução livre. Com poucas calorias, pratos mais leves e um programa menos voluptuoso, Nigella Lawson vai fazer comida simples, apetitosa e rápida, contrariando a sua imagem de marca - comida calórica, mas saborosa.

O programa marca o regresso de Lawson à televisão. Vai estrear-se na BBC2 em setembro, três anos depois de Nigellissima, que a SIC Mulher transmitiu em Portugal.

O novo formato é o primeiro que a chef britânica vai conduzir depois do polémico divórcio com o colecionador de arte Charles Saatchi, que admitiu à polícia inglesa ter agredido Nigella durante o casamento.

O novo programa fará uma "abordagem mais simples em relação ao que cozinhamos e comemos", prometeu a própria na apresentação da nova programação da BBC2. "O programa será focado em quem não tem muito tempo para cozinhar mas que gosta de comer", explicou a chef.

Sobre o novo programa, Nigella disse ainda: "É sobre comida que torna a nossa vida mais fácil, que nos faz sentir melhor, mais vivo e menos stressado."

Nigella, com 16 anos de carreira, enfrentou ainda o julgamento de duas ex-assistentes, acusadas de terem gasto 360 mil euros em viagens e roupas de marca. Numa das audiências, Saatchi, ex-marido de Lawson, acusou-se de ser viciada em cocaína.

Depois de oito programas de televisão mais e menos bem sucedidos, 10 livros e uma linha de produtos para cozinha, o último desafio de Nigella na televisão ficou aquém das expectativas.

The Taste, um talent show norte-americano de culinária este no ar três temporadas, entre 2013 e 2014, na qual Lawson era uma das juradas, ao lado de Anthony Bourdain, Ludo Lefebvre e Marcus Samuelsson.

O programa vai ser cancelado, escreve a imprensa especializada, devido à perda de audiências.