A administração fiscal norte-americana caiu em cima das declarações de rendimentos de Nicolas Cage e obrigou o actor a pagar 560 mil euros de impostos e multas.

Entre 2002 e 2004, Cage foi deduzindo das suas declarações tributárias gastos com o seu avião privado, despesas com o aluguer de limusinas e honorários pagos a uma imensa legião de criados.

Para ele, tais despesas deveriam ser dedutíveis, por serem imprescindíveis para o exercício da sua actividade, mas os fiscais não foram na conversa. A Fazenda sustentou que as estrelas de Hollywood deverão ter tratamento igual ao do vulgar contribuinte e que os seus luxos têm de ser taxados.

Acusado de ter ocultado 2,8 milhões de euros entre 2002 e 2004, Nicolas Cage defendeu-se como pôde, mas acabou por ter de aceitar um acordo, ficando agora obrigado a pagar 560 mil euros pelas irregularidades.

Cage mora numa mansão com piscina olímpica e teatro com capacidade para 35 pessoas no elegante bairro de Bel Air, em Los Angeles. Supostamente, vai pôr a casa à venda, para arranjar liquidez. Até porque o Fisco se prepara para continuar a investigar os seus rendimentos desde 2004 até hoje.

Veremos se o actor conseguirá salvar, pelo menos, o seu jacto privado...