José Mourinho foi consagrado esta segunda-feira como o melhor treinador de futebol de 2010, na tradicional gala anual da FIFA que decorreu em Zurique, na Suiça. O treinador português  bateu os espanhóis Del Bosque e Pep Guardiola na recta final de uma votação que envolveu um vasto grupo de seleccionadores, jogadores e jornalistas de todo o planeta.

Na hora dos agradecimentos, Mourinho decidiu falar em português por ser um "orgulhoso português". Emocionado, o "Special One" fez um discurso breve:  "Trabalhei muito para chegar aqui, mas não chego sozinho. Chego com os meus jogadores, com os meus colaboradores, com a força dos que me amam e me esperam para celebrar este momento fantástico", afirmou o técnico do Real Madrid.

Minutos depois da entrega do galardão, começaram a surgir as primeiras mensagens de felicitações. Cristiano Ronaldo foi o primeiro a exprimir o seu orgulho através do seu Twitter. "Parabéns a Mourinho, que recebeu o prémio de melhor treinador do ano. Ele realmente merece e é um prazer trabalhar com ele todos os dias", escreveu o avançado do Real Madrid.

Também o Presidente da República, Cavaco Silva, enviou uma mensagem a José Mourinho, onde pode ler-se: "Neste momento especial da sua carreira, em meu nome e no de todos os portugueses, felicito José Mourinho por tão importante reconhecimento do futebol mundial (...) A distinção agora atribuída constitui um novo motivo de orgulho para todos os portugueses que acompanham o seu percurso profissional com grande admiração e entusiasmo."

Entre na nossa fotogaleria e veja imagens da gala de Zurique, que ficou igualmente marcada pela entrega da "Bola de Ouro" de melhor jogador de 2010 ao argentino Lionel Messi.