O director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, não brinca em serviço nem foge ao confronto. No dia em que convocou a imprensa para apresentar os novos "Morangos com Açúcar", aproveitou para mandar alguns recados à concorrência.

"Que nos tentem copiar, não nos preocupa, porque a cópia é sempre pior do que o original", desabafou Moniz, referindo-se obviamente à "Rebelde Way", série infanto-juvenil que a SIC estreou há duas semanas para concorrer com os "Morangos".

Moniz disse que é fácil perceber por que 41 por cento dos jovens portugueses assistem aos "Morangos", uma série "que se transformou uma instituição em Portugal e que fala da realidade dos jovens". Assim sendo, não vê motivos para se preocupar com os esquemas da concorrência para lhe roubar uma fatia do público jovem e tem "a certeza" de que as audiências do seu programa ainda vão aumentar.

O director-geral da TVI elogiou os esforços dos novos actores e diz contar com eles para assegurar o futuro da ficção em Portugal. "Conseguimos formar talentos até para a concorrência", vangloriou-se ele, ao mesmo tempo que anunciava planos para em dois ou três anos ter a funcionar em Lisboa uma cidade cinematográfica, ao estilo do Projac da TV Globo brasileira.

Os "Morangos com Açúcar 6" estreiam a 22 de Setembro. O director da TVI disse que nas próximas semanas vai apresentar mais formatos, que "vão marcar a diferença na televisão portuguesa".

Desde Janeiro, a TVI mantém-se como líder das audiências. No mês de Agosto, quando todas as estações apresentaram ligeiras quebras, o canal liderado por José Eduardo Moniz voltou a ser o preferido dos portugueses, com 30 por cento do "bolo". A SIC manteve a segunda posição, com 23,4 por cento e a RTP ficou em terceiro com 22,5 por cento. Vanessa Amaro (texto)