O jornalista e escritor Miguel Sousa Tavares está separado da mulher, Cristina Avides Moreira. Segundo o próprio declarou ao jornal "24horas", a separação ocorreu "já há muito tempo".

O autor de "Equador" e "Rio das Flores", de 57 anos, não aparecia em público com a mulher desde o ano passado, o que suscitou rumores de uma separação. Há cerca de um mês, Miguel Sousa Tavares compareceu sozinho no casamento do seu editor, António Lobato de Faria, da "Oficina do Livro".

Cristina Avides Moreira, que dirige o departamento de relações públicas do "El Corte Inglês" de Gaia, casou com Miguel Sousa em 2003, pouco antes do lançamento de "Equador". Não há filhos do casamento.

Entretanto, Miguel Sousa Tavares desmentiu formalmente qualquer romance com a actriz brasileira Maitê Proença. O rumor correu depois de os dois terem sido fotografados a beijar-se, no Rio de Janeiro.

"Somos amigos há anos", disse o escritor. "Estive no Rio, saímos para jantar e acompanhei-a até casa. No fim, demos beijos de amigos, no rosto, não na boca. Não somos namorados".