O campeão de natação Michael Phelps, 14 vezes medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, foi fotografado a ingerir haxixe através de um cachimbo de água, durante uma festa privada na Carolina do Sul.

Os repórteres do semanário britânico "News of the World" obtiveram fotos do deslize do super-atleta, que na sua carreira desportiva já passou por 1.500 testes de droga sem nunca lhe ser sido detectada qualquer substância proibida.

Phelps, de 23 anos, aparece nas fotos agarrado a um típico cachimbo de água, geralmente usado para ingerir drogas leves. "Era óbvio que ele já tinha fumado antes por um cachimbo daqueles", disse um dos participantes na festa. "Sabia perfeitamente como pegar nele e como acendê-lo".

O caso ocorreu numa festa privada de estudantes da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Michael Phelps apareceu de surpresa, na companhia de uma estudante com quem mantém uma relação próxima, e divertiu-se durante toda a noite. Os seus agentes, em Londres, manifestaram-se surpreendidos com a publicação das fotografias no "News of the World".

Participantes na festa revelaram que, para além de fumar pelo "cachimbo da paz", Phelps bebeu "shot" atrás de "shot". "Estava obviamente descontrolado", disseram.

Numa entrevista recente, Michael Phelps queixava-se da "ditadura" a que a sua vida está sujeita como atleta de alta competição: "Resume-se a comer, dormir e nadar, comer, dormir e nadar", desabafou então.