Esta menina bonita da RTP, que dá cartas na apresentação, representação, moda e publicidade, prepara a sua estreia no mundo da escrita. Dentro de pouco meses, editará um livro de memórias das suas viagens, segundo revelou a SapoFama.

"Este livro é o reflexo das 40 viagens que fiz ao serviço da RTP. A primeira foi a Joanesburgo e a última à Suiça. Conheci muitas comunidades e em todas elas encontrei um elo comum, que é as pessoas sentirem-se completamente portuguesas mesmo lá fora", disse-nos ela.

Sem pretensões de vir a ser considerada escritora, Marta deseja apenas relatar emoções: "Em televisão não temos tempo para dizer tudo. Ficam tantas emoções cá dentro! Eu não sou escritora, mas como qualquer pessoa consigo pegar num lápis e num papel e fazer um relato daquilo que senti e vivi".

A vontade de editar as memórias destas viagens é antiga: "Fui escrevendo ao longo dos anos, pesquisei, tentei perceber os processos de imigração permanente e temporária", diz a apresentadora.

Sem pressas de terminar o relato Marta diz não ter falta de ideias: "De cada vez que tento fechar o livro aparece alguma coisa que vale a pena pôr lá". A apresentadora fala também de coisas que descobriu: "Descobri a fuga de cérebros, temos gente maravilhosa que está lá fora."

O livro irá conter um capítulo especial para Marta Leite Castro. As passagens onde fala da emigração luso-brasileira são também biográficas. O avô de Marta aventurou-se por terras brasileiras e a apresentadora ainda se lembra do "sotaque ligeiramente brasileiro" do avô, quando ele regressou a Portugal.

O livro deverá sair apenas em 2009, porque Marta não quer sobrepor demasiados trabalhos: "Como 2008 foi um ano cheio de projectos, não quero abafar o livro".

Actualmente, Marta Leite Castro é a apresentadora do programa "Só Visto", integra o elenco de "Vila Faia" e participa na série "Liberdade 21".

Joana de Sousa Costa (texto)

Bruno Raposo (foto)