Recentemente, foi cancelado um evento inserido no programa da Festa da Amizade de Benavente , 'Touros de Fogo', em que os touros são presos pelos cornos a postes e lhes é ateado fogo.

No entanto, mesmo depois do evento ter sido cancelado pela autarquia, este foi na mesma realizado.

Quem não ficou indiferente a este ato foi a atriz Maria João Bastos, que fez questão de recorrer às redes sociais para mostrar o quanto ficou indignada.

“[...] Estes seres sem alma ainda filmaram e colocaram os vídeos no Facebook a gozar com quem se opos a esta barbarie. Perante a aparente inércia posterior da GNR que recebeu várias queixas e que supostamente desvalorizou. Este é o primeiro momento da minha vida que sinto vergonha da terra onde nasci e fui criada”, começou por dizer a artista.

Maria João Bastos, que está neste momento a viver no Brasil, espera que as pessoas que desobedeceram à autarquia sejam “punidos”.

“No mínimo espero ver o Presidente da autarquia vir pedir desculpas públicas aos naturais de Benavente e a todo o país pelo acontecimento ignóbil que aconteceu na localidade que lidera, uma barbárie digna da idade média e que desrespeita por completo a dignidade dos animais e todos os seus direitos. Espero que os autores deste crime sejam identificados e severamente punidos. Porque o que fizeram é crime”, rematou.