Em 2005, Luciana Abreu teve a oportunidade de representar Portugal no Festival da Eurovisão. Recém-saída do programa de talentos "Ídolos", integrou então a dupla 2B com o cantor Rui Drummond. O tema "Amar" não convenceu os telespectadores e Portugal foi eliminado na semifinal.

Luciana Abreu parece ter ficado com a derrota atravessada e, este ano, quer conquistar a vitória no Festival da Canção e voltar a representar o país na Eurovisão, em Maio próximo, com a música "Juntos vamos conseguir (Yes we can)".

A apresentadora do "Lucy", da SIC, está mais perto da sua meta, depois de ter sido apurada entre 393 candidatos. O júri seleccionou 24 potenciais vencedores, que estão a votos no site da RTP (www.rtp.pt). Os 12 mais votados vão subir ao palco do Teatro Camões, em Lisboa, a 27 de Fevereiro, e lutar pelo primeiro lugar.

Até ao momento, Luciana Abreu lidera a votação, que teve início na manhã de segunda-feira. Atrás dela estão a dupla Nuno e Fábia (concorrentes do programa "Família Superstar"), Eva Danin e Flor-de-Lis.

A apresentadora do Festival da Canção, Sílvia Alberto, contou à Imprensa que ficou muito contente ao ver a lista dos 24 seleccionados. "Estamos a ficar, finalmente, um país saudável. Podemos enfim conviver bem com a concorrência", disse ela, referindo-se à participação de Luciana, do casal Nuno e Fábia, e de Sérgio Lucas, cantor do programa "Fátima".

É com carinho que Sílvia Alberto fala de Luciana, que conheceu quando apresentou o programa "Ídolos", em 2004. "Ainda bem que ela decidiu participar. Acho óptimo. Tem muito talento".

Esta é a primeira vez que a RTP decide fazer a votação dos 12 finalistas pela Internet. "Pretendemos renovar a tradição", explicou o director de programas da estação, José Fragoso.

Sobre o facto de caras já conhecidas tentaram a sua sorte, o responsável da RTP acredita que esta é uma "grande montra" e uma "rampa de lançamento". "O meio artístico continua a olhar para o Festival como uma oportunidade".

Este ano, alguns veteranos e repetentes também aparecem na lista: Armando Gama, que venceu em 1983, e Nucha, que ganhou em 1990.