Numa entrevista à revista britânica "Tatler", a actriz Keira Knightley, de 23 anos, disse que está a tentar provar a si mesma que não é "burra" lendo cada vez mais, porque não frequentou a faculdade.

Apesar de ter interpretado papéis de heroínas da literatura nas telas do cinema, como Elizabeth Bennet em "Orgulho e Preconceito", a jovem actriz confessou que tem inveja dos colegas com diploma universitário.

Nomeada duas vezes para o Oscar, Keira contou à "Tatler" que se sente inferiorizada e que decidiu agarrar-se aos livros, numa tentativa de recuperação do tempo perdido. Quer demonstrar que é inteligente, lendo bastante.

"Sou completamente ignorante. Não ter feito a faculdade deixa-me com um sentimento incrível de inferioridade. E isso faz-me pensar que tenho de ler absolutamente tudo para provar que não sou burra" - disse Keira.

A actriz revelou, ainda, que sofre de dislexia desde os seus anos e que só é capaz de ler muito lentamente.

Keira abandonou a escola aos 17 anos, antes de completar o liceu, depois de se ter estreado numa adaptação televisiva de "Doutor Jivago". Actuou depois noutras fitas famosas, designadamente "Piratas das Caraíbas".